Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Casa Coletiva

Espaço cultural é inaugurado neste sábado com performances de artistas locais

Foto: Divulgação

Espaço cultural é inaugurado neste sábado com performances de artistas locais
A capital mato-grossense ganha mais espaço cultural neste sábado (1º) com a inauguração da “Casa Coletiva”. Criada pelo Coletivo Cuiabá, o local estará à disposição de pessoas e grupos interessados em desenvolver iniciativas voltadas para capacitação, lazer, e recreação de crianças, jovens e adultos. Para a tarde de inauguração estão programadas intervenções artísticas, com grafite, música e poesia. O evento é gratuito e começa a partir das 15h.

Leia mais:
Festival de inverno tem entrega de título para Tetê Espíndola e exposição de arquivos fotográficos
Oficina de expressão corporal afro brasileira acontece no MISC nesta quinta

Atualmente, o Coletivo conta com o apoio ativo de 70 pessoas. Um dos coordenadores do projeto, o empresário Felipe Wellaton, explica que a ideia da Casa surgiu ainda durante as ações do grupo, que teve seu início em outubro de 2013. Ele lembra que depois de conhecer alguns coletivos e grupos sociais em São Paulo, resolveu direcionar as atividades do Coletivo para atuar também na questão cultural, que antes atuava apenas com questões sociais.

"A ideia da Casa Coletiva é garantir ações e projetos permanentes sempre disponíveis à comunidade. Já fechamos uma parceria com o Flor Ribeirinha, por exemplo, que vai organizar uma oficina de artesanato para as crianças e jovens. Assim como este grupo, outros que tiverem interesse em fomentar seus projetos e muitas vezes não tenham espaço, podem contar com a Casa para isso", afirma Felipe.

Construída em um terreno de propriedade da família do próprio Felipe, a Casa Coletiva foi possível graças ao apoio e colaboração de amigos e parceiros, além de empresas de construção civil. O empresário destaca que a iniciativa não conta com nenhum recurso público, sendo totalmente custeada e mantida por meio de doações e parcerias: "nosso objetivo é atrair a iniciativa privada para apoiar projetos sociais que necessitem de ajuda para serem levados para frente".

Na festa de abertura da Casa haverá apresentações musicais, como do DJ Dimmi Kalil. Artistas reconhecidos pelo trabalho com grafite e pintura urbana como Babu78, Rafael Jonnier, André Gorayeb e Velocidade8Crew também participarão da inauguração, com a intervenção nos muros da Casa. O evento oficializará também o início das atividades da biblioteca comunitária, onde oficinas de leitura serão realizadas aos sábados.

"Queremos colorir bastante a Casa não só para marcar a abertura, como também para representar a filosofia do Coletivo que é levar arte, desenho, música e leitura para a comunidade", diz Felipe.

Empresas, grupos e projetos interessados em participar das ações da Casa, podem entrar em contato pelo e-mail coletivocuiaba@gmail.com.

Serviço

Casa Coletiva
Endereço: Rua Peroba, nº19, quadra 1, Jardim Gramado - Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet