Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

assista

Fotógrafa de parto humanizado de Cuiabá tem imagem mostrada em clipe de Pharrell Williams

Foto: Reprodução / Elis Freitas

Fotógrafa de parto humanizado de Cuiabá tem imagem mostrada em clipe de Pharrell Williams
Uma cena de um parto humanizado, gravada pela fotógrafa de Cuiabá Elis Freitas, foi usada no clipe ‘Freedom’, de Pharrell Williams, lançado no último dia 22 de junho. A música fala sobre liberdade, e a imagem de Elis aparece no trecho “when a baby first breathes’ (quando um bebê respira pela primeira vez), aos 1min35s. Assista:

Leia mais:
Espaço cultural é inaugurado neste sábado com performances de artistas locais
Intervenção artística interativa chega ao Pantanal Shopping para promover encontro e descanso do público



Elis conta que recebeu o convite da produção do Pharrell por email, e descartou quando viu que estava escrito em inglês: ”Eles viram o vídeo no Youtube e entraram em contato. Eu nem li e apaguei porque estava escrito em inglês e eu achei que fosse spam, e depois eles me mandaram outro email para confirmar se eu tinha recebido o anterior”, conta a fotógrafa.

A partir deste contato, o diretor do filme explicou que queria usar uma parte de seu vídeo no clipe, e mandaram um contrato para a família retratada assinar. “Eu aceitei pelo reconhecimento que poderia dar mesmo. Mas essa não foi a única vez que a internet me ajudou, em outubro vou para a Itália fotografar uma mulher que viu meu trabalho pelo Youtube”, afirma Elis.

História

Nascida em Rondônia, Elis Freitas é farmacêutica e mora há dois anos e meio em Cuiabá. Em 2010, quando teve um parto domiciliar de seu segundo filho, decidiu fazer curso de doula e apoiar a causa: “No meu primeiro filho eu tive uma cesárea, e foi horrível. Tiraram meu filho para os exames, não o deixaram comigo, eu só o amamentei depois de nove horas, e meu marido não foi autorizado de acompanhar o parto”. Depois dessa experiência, ela conheceu o parto humanizado.

“No meu segundo filho foi totalmente diferente. Eu pari em casa, com meu marido e meu filho presentes. A recuperação foi muito mais rápida, e eu tive contato com o bebê assim que ele nasceu”, lembra Elis.

O trabalho da doula consiste em dar apoio físico e emocional a outras mulheres antes, durante e depois do parto. “No parto, ela está ali para dar suporte emocional, para lembrar a mulher que ela escolheu isso, para ajudá-la a enfrentar a dor sem uso de remédios e lembrá-la que ela é capaz de agüentar”, explica Elis. A doula ainda acompanha a família depois do nascimento do bebê.

Depois de algum tempo com sua experiência como doula, então, Elis decidiu investir na fotografia e filmagem de partos humanizados. Com alguns cursos para a área e muita pratica, em pouco tempo alcançou reconhecimento local e internacional. Atualmente, a fotógrafa é associada na Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto (IAPBP) e atua no Grupo de Apoio ao Parto Humanizado em Cuiabá.

Para mais informações e para conhecer o trabalho de Elis, acesse a FAN PAGE e o SITE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet