Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Símbolos da Fé

Nova exposição do Museu de Arte Sacra traz crucifixos de diversos períodos históricos

Foto: Da Assessoria

Nova exposição do Museu de Arte Sacra traz crucifixos de diversos períodos históricos
Intitulada “Cruzes e Crucifixos: símbolos da fé”, a nova exposição do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, abre as portas para o público nesta quarta-feira (05), com itens pessoais de Dom Aquino Corrêa. No acervo, também estão exemplares da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e Igreja do Rosário e São Benedito, revelando riqueza dos estilos, materiais e períodos. . A mostra segue até o dia 6 de setembro.

Leia mais:
Museu de Arte do estado comemora Mês da Fotografia com exposição de José Medeiros e resultado de Maratona Fotográfica de 2014
Festival de inverno tem entrega de título para Tetê Espíndola e exposição de arquivos fotográficos

Um dos símbolos mais importantes do cristianismo, o crucifixo é tema central da nova exposição, que traz peças dos séculos 18, 19 e 20, em diferentes materiais como metal, madeira e papel machê. As obras são: um conjunto de altar, sete crucifixos de mesa, dois de parede e cinco cruzes.

A diretora técnica do museu, Maria José, comenta a origem do crucifixo: “a cruz está presente na iconografia das mais variadas culturas, da grega à africana, passando pela chinesa, asteca e etrusca. Porém, foi a partir do século VI d.C. que ela se tornou um dos mais importantes símbolos do Ocidente. Como grande símbolo do cristianismo, passou a ser um dos pilares da arte sacra”.

Ela ainda explica que a o desenho da cruz tem significado também, as ponteiras nas extremidades identificam Jesus como sendo o Sacerdote Supremo, já as ponteiras em posição horizontal representam a ponte para a salvação do mundo e na vertical a ponte de união entre o Céu e a Terra.

A cruz, em suas diferentes formas, dá um sentido de pertencimento às religiões. “Desde o período medieval a cruz estava presente nas viagens, batalhas e ocupações. Presente na maioria dos lares como símbolo de fé e proteção”, destaca Maria José. “A exposição tem o propósito de realçar esta fé, com um passeio pela beleza das peças em exibição e um momento de reflexão.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e a Associação Casa de Guimarães e está aberto a visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.

Serviço

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Exposição “Cruzes e Crucifixos: símbolos da fé”
Endereço: avenida Clovis Hugney - Complexo Nossa Senhora da Conceição, n°: 239, Dom Aquino - Cuiabá- MT
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet