Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

itinerância

Representantes do Tomie Othake vêm a Cuiabá para conversar sobre possível parceria

Foto: Reprodução

Representantes do Tomie Othake vêm a Cuiabá para conversar sobre possível parceria
Na última semana alguns museus de Cuiabá foram visitados pela diretora de assuntos institucionais e pelo curador do Instituto Tomie Ohtake, um dos mais importantes centros culturais do país. Paula Signorelli e Paulo Miyada vieram de São Paulo e visitaram, inclusive, o Palácio da Instrução, que receberá no final do ano a 31ª Bienal de São Paulo.

Leia mais:
Museu de Arte do estado comemora Mês da Fotografia com exposição de José Medeiros e resultado de Maratona Fotográfica de 2014
Espaço cultural é inaugurado neste sábado com performances de artistas locais

O instituto tem como um de seus focos as exposições itinerantes e parcerias com outras instituições públicas ou privadas. No momento, está em cartaz em sua sede a maior exposição dedicada a Joan Miró no Brasil. Este foi o primeiro contato da instituição com o estado de Mato Grosso:

“O Instituto Tomie Ohtake trabalha com a itinerância desde a sua fundação e é a primeira vez que estamos tendo este contato com Mato Grosso. A troca e a multiplicação das ações que acontecem lá dentro, bem como a parceria com outros estados, é muito importante. Não há limites para o trabalho do Instituto e a distância não é uma desculpa para as coisas não se cruzarem”, observou Paula Signorelli.

Segundo a Assessoria de comunicação do estado de Mato Grosso, o secretário Leandro Carvalho busca o surgimento de parcerias:

“Queremos abrir canais de diálogo de mão dupla, não apenas inserir nossos museus no circuito de exposições e outros eventos do Instituto, mas abrir um campo para que artistas de Mato Grosso se apresentem nos grandes centros, entrem em contato com outros artistas e tenham novas vivências”, explicou.

Durante a visita a Cuiabá, a diretora e o curador conheceram um pouco mais sobre a arte mato-grossense e trocaram informações com Aline Figueiredo, autoridade máxima das artes plásticas em Mato Grosso.

Aline explicou um pouco sobre a trajetória da arte local e elogiou este primeiro contato: “Mato Grosso é um estado muito grande e vemos o surgimento constante de novos nomes nas artes plásticas. Temos artistas de valor, com sua arte forte e contundente. Hoje precisa-se muito desta troca de informações”, concluiu. “Além disso, qualquer exposição que se fizer aqui será bem sucedida. Cuiabá tem público para tudo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet