Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Bienal do Livro, no Riocentro, vai homenagear Mauricio de Sousa

O Rio de Janeiro recebe de 3 a 13 de setembro a 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que vai homenagear Mauricio de Sousa. O criador da Turma da Mônica vai comemorar seus 80 anos em plena Bienal. Mauricio de Sousa vai receber o Prêmio José Olympio, oferecido a cada dois anos pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros a personalidades e entidades empenhadas na promoção da leitura.

A 17ª edição da Bienal tem o número recorde de mais de 200 autores, 27 deles estrangeiros. Os escritores e o público terão várias oportunidades de encontros durante a Bienal, que será realizada no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

Segundo os organizadores, o investimento na programação aumentou 12% em relação à última edição e triplicou desde 2009. E na 17ª edição, os jardins da praça central do Riocentro estarão acessíveis, ampliando a área total de 55 mil metros quadrados para 80 mil metros quadrados. O maior evento literário do Brasil vai homenagear a Argentina e uma delegação de grandes nomes da literatura daquele país estará presente.

Autores e público juntos

Público e autores terão vários eventos paralelos onde poderão se encontrar. O Café Literário promoverá debates dedicados a todos os aspectos da cultura. No Bamboleio, as crianças vão participar com suas famílias de jogos literários e brincadeiras que envolvem as culturas de todos os países – aprendendo, assim, a importância de conviver com as diferenças. Já o Cubovoxes vai conectar, incluir e compartilhar tendências de pensamento e as manifestações culturais do momento em uma arena onde adolescentes e jovens adultos poderão conversar com personalidades do cotidiano e autores. No Encontro com Autores & Conexão Jovem, nomes celebrados pelos adolescentes e pelo público em geral estarão juntos.

Novidades

Uma novidade para incrementar ainda mais a diversidade de públicos e conteúdos da Bienal é o SarALL, realizado com a Festa Literária das Periferias (Flupp). Poetas e grupos de saraus de diferentes regiões do país vão trocar experiências e manter viva a tradição poética oral.

Uma parceria inédita com a Feira do Livro de Frankfurt criou o Agents & Business Center, que durante os três primeiros dias da Bienal vai estar aberto a agentes literários e outros profissionais do livro interessados em trabalhar no período. A iniciativa aproxima o grande evento literário do Brasil e o maior centro de negócios do mercado editorial no mundo. Já foram vendidas mesas para editores do Reino Unido, Índia, França e Itália.

Estes são os 27 autores estrangeiros - 14 argentinos - que estarão presentes na 17ª Bienal:

David Nicholls, de “Um dia”
Julia Quinn, de “Os Bridgertons”
Leigh Bardugo, “Grisha”
Raymond E. Feist, “O mago”
Colleen Hoover, “Hopeless”
Jeff Kinney, “Diário de um banana”
Joseph Delaney, “As Aventuras do caça-feitiço”
Anna Todd, “After”
Colleen Houck, “A maldição do tigre”
Sophie Kinsella, “Becky Bloom”
Jacques Leenhardt, crítico e filósofo
Josh Malerman, “Caixa de pássaros”
Pedro Chagas Freitas, “Prometo falhar”
Martín Kohan, “Segundos fora”
Tamara Kamenszain, “O gueto/O eco da minha mãe”
Eduardo Sacheri, “O segredo dos seus olhos”
Claudia Piñeiro, “As viúvas das quintas-feiras”
Mariana Enríquez, “As coisas que perdemos no fogo”
Mempo Giardinelli, “O décimo inferno”
María Moreno, “Teoría de la noche”
Sergio Olguín, “La fragilidad de los cuerpos”
Tute, “Batu 1”
Diana Bellessi, “Pasos de baile”
Noé Jitrik, “Historia critica de la literatura argentina”
Inés Garland, “Una reina perfecta”
Silvia Schujer, “Hugo tiene hambre”
Luciano Saracino, “Jim Morrison: o Rei Lagarto”
Serviço
17ª Bienal
De 3 a 13 de setembro
Riocentro
Av. Salvador Allende 6555
Dia 3 de setembro, das 13h às 22h
Dias de semana, das 9h às 22h
Fins de semana, das 10h às 22h
Inteira: R$ 16
Meia-entrada: R$ 8
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet