Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

intercâmbio cultural

Brasília recebe exposição do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense neste mês

Foto: Reprodução

Brasília recebe exposição do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense neste mês
A exposição itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense (EXPOIMAT) estará em Brasília a partir desta terça-feira, 25 de agosto, na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Universidade de Brasília (UnB). Parte das comemorações de 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a ação promove o intercâmbio entre as universidades do Centro-Oeste.

Leia mais:

Comemoração dos 180 anos da Assembleia Legislativa terá apresentação musical e teatro
Maratona de artes leva artistas regionais, apresentações musicais e workshops para colegio

A Expoimat leva uma amostra dos principais bens culturais de Mato Grosso ao público, com artefatos da cultura de etnias indígenas, como as bonecas de cerâmica Karajá Ritxoko, além da rede de dormir Kura Bakairi, cestos Nambijkuara e outros.

Peças raras indígenas como o ‘Paríko’, da etnia Bororo, também estarão expostas. Além disso, bens das comunidades tradicionais ribeirinhas pantaneiras como de São Gonçalo e Limpo Grande, e ainda de grupos quilombolas como de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Desse modo, a Exposição apresenta um conjunto de imagens representativas das expressões culturais imateriais (saberes, danças, rituais, celebrações, lugares), a partir das lentes dos fotógrafos Mario Friedlander e Laercio Miranda.

A EXPOIMAT é resultado do Inventário do patrimônio imaterial com apoio do Instituto Patrimônio Histórico Artístico N (IPHAN), e teve sua primeira edição em 2011 no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP). Desde então, tem circulado por diversos lugares dentro e fora do estado.

Segundo a Assessoria, a EXPOIMAT é um Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet