Olhar Conceito

Notícias / Colunas

Coluna dicas de Saúde: Doenças raras

Marcelo Sandrini

20 Ago 2015 - 14:10

Foto: Reprodução

Coluna dicas de Saúde: Doenças raras
Sem levarmos em conta a alta mortalidade, pois devido também a sua raridade, boa parte delas não tem tratamento, as raridades médicas são vistas como curiosidades no mais das vezes, mórbidas. A população as enxerga com um misto de ansiedade, medo, compaixão. Exemplos enchem o noticiário da imprensa,  ocupando espaço na imprensa médica com os "case report". Vide casos de xifopagos na imprensa mundial.

O inusitado, o surpreendente, o diferente, o assustador, enchem o imaginário humano, causando calafrios e ilações as mais diversas. Talvez o caso mais famoso seja o do Homem Elefante, que viveu muitos anos como "ator", sendo exposto em reuniões circenses, alvo de extensa investigação médica e era provavel portador de uma patologia incurável a Doença de Von Reckinhausen, e virou filme.

Outros filmes foram pelo mesmo viés, calcados em fatos reais ou não como o filme de relativo sucesso da cantora Cherr que assiste ao seu filho portador de grave deformidade genética uniformemente fatal, e o caso médico religioso do “Óleo de Lorenzo” que infelizmente ao ser extrapolado para casos similares não induziram a curas plenas. Tivemos em nossa região o caso das “Doença do Macaco”, e além do trauma e gravidade dos casos, que devem ser muito bem elucidados, precocemente tem anexados relatos de milagrosas curas com unquentos, beberagens....

A todo dia nossa população é manipulada, enganada.Temos a obrigação de alertá-los, sem desmerecer outras formas alternativas de "tratamento", que o método cientifico é o que melhor salva vidas na história da humanidade.

Com o rigor cientifico consegue-se, às vêzes com lamentável, mas necessária demora ,resultados perenes, que podem ser extrapolados e beneficiam a todos. É sério.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet