Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Educomunicação

Projetos que educam pela comunicação trazem resultados positivos para alunos de Jaciara

Foto: Viviane Saggin/Seduc-MT

Projetos que educam pela comunicação trazem resultados positivos para alunos de Jaciara
Um projeto que envolve educação por meio da comunicação está movimentando e gerando debates na Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, em Jaciara (a 140km de Cuiabá). Por meio dos projetos de “Educomunicação”, cerca de 80 jovens são instigados a planejar, discutir os temas que devem ser abordados e produzir conteúdo para o jornal mural, o blog e a rádio escola.

Leia mais: 
Colégio Plural incentiva a participação da família no processo de adaptação escolar
Reunião para discutir reabertura do programa Mais Cultura em escolas públicas acontece na próxima semana

Ampliando a capacidade de expressão e o comprometimento social dos estudantes, os projetos propõem debates sobre assuntos como arte, cultura e política com base na educomunicação, que ganha espaço dentro e fora da sala de aula e busca desenvolver o senso crítico e as habilidades comunicativas da comunidade escolar.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora dos projetos, Elisângela Lopes de Lima, garante que as iniciativas possibilitam a criação de um ambiente de aprendizado, onde seus participantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa e produção. De acordo com ela, as atividades representam grande pluralidade cultural, observando o caráter educativo, o entretenimento saudável e o público-alvo.

“A rádio, por exemplo, tem programação diversificada e adequada aos ouvintes, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Temos programas musicais gospel, de MPB, Sertanejo, entre outros”, informa, destacando que a comunidade ao entorno apóia e incentiva o projeto, inclusive participando pedindo músicas. A intenção é permitir que jovens falem para jovens sobre assuntos de seu interesse e que discutam esses temas durante todo o processo de produção.
A programação da Rádio Escola AFS é variada e conta com programas especiais em datas como Dia dos Namorados, Meio Ambiente, etc., incluindo apresentações artísticas ao vivo, sorteio de brindes e homenagens aos aniversariantes do mês. Ela opera durante o intervalo, oferecendo aos alunos, aprendizagem com muita música, textos, mensagens religiosas e informes institucionais.

Cursando o 3º e 2º anos, respectivamente, Thiago Fellipe Brasil Magalhães e Isabela Viegas, participam das atividades e são entusiastas da rádio. Eles explicam que os próprios estudantes fazem a programação musical, o texto para locução e atendem aos pedidos de música. “Os locutores também são os alunos, que se empenham para criar um ambiente agradável”, frisa Thiago. “A cada programa uma equipe diferente comanda a rádio, diversificando e criando oportunidades para todos àqueles que desejam contribuir para o projeto”, aponta Isabela.

O blog e o jornal mural Papas na Língua, também são espaços para a divulgação de trabalhos, notícias, recados, enquetes e outros fatos relacionados ao dia-a-dia da escola.

Para a coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mariana Máximo, a escola está envolvida com a educomunicação, e os projetos estão bem avançados. “As atividades na concepção pedagógica contribuem para a formação cultural, o domínio da comunicação oral e escrita e potencialização da autonomia individual”, avalia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet