Olhar Conceito

Notícias / TV

De olho na Copa de 2014, CNN exibe programas sobre o Brasil

Estadão

13 Jun 2013 - 15:30

Chamado por décadas de 'o país do futuro', por causa do livro homônimo do austríaco Stefan Zweig (1881-1942), o Brasil é a nação do presente para a CNN, que, este mês, exibe a série On The Road: Brazil, diluída em programas da emissora, que hoje a amanhã vai ao ar dentro do Quest Means Business, às 23 h.

Quem comanda a atração é a correspondente no País, Shasta Darlington, que pretende ir além do noticiário econômico e político para mostrar o que está por trás do lugar que sediará a Copa do Mundo de 2014. "É um pedaço da vida, com cultura, viagem, comida. É sobre o ano que antecede um grande evento. Vamos ter esportes, o que também envolve política, não vamos ignorá-la. Mas ela está misturada nisso tudo", contou ao Estado por telefone.

A equipe da CNN percorreu o Pantanal, Manaus, Rio e São Paulo. "Em Manaus, é curiosa a ideia de que a Copa do Mundo vai acontecer naquela região. Vamos mostrar o mercado de peixes, que é incrível. É um dos lugares onde mais se come peixe no mundo. Mostramos também o estádio. O mais bonito é a arquitetura sustentável."

Após rodar diferentes capitais do País, desde que se mudou para cá, em novembro de 2011, a jornalista, de 43 anos, ficou impressionada com o Pantanal. "Não dá para acreditar que fica a duas horas da cidade e é tão preservado. Eles (moradores) acham que ter a Copa acontecendo lá será bom, pois estarão nos holofotes e isso vai ajudá-los a proteger aquele ecossistema."

As ascensão da classe C e as mudanças recentes estão em pauta. "No caso do Rio, vamos mostrar a pacificação das favelas, como as autoridades estão integrando essas comunidades no resto da cidade. As pessoas que moram nas favelas são a classe C. Vamos ver como isso funciona, como se tornaram cidadãos do Rio e vão a lugares onde nunca estiveram."

Entre 1996 e 2001, a norte-americana foi correspondente de agências de notícias no País. Hoje, ela vê o que mudou. "Quando você compara com aquele tempo, as mudanças são notáveis. A economia não andou bem, mas há otimismo. Há entusiasmo com os negócios, as pessoas estão otimistas com seu futuro financeiro, mesmo que a economia não esteja crescendo. Isso reflete o novo Brasil."

Para ela, a situação do País é bem melhor aos olhos dos estrangeiros. "Fora, todos estão um, dois anos atrás. Acham que está tudo acontecendo aqui, com 7% de crescimento. Estamos mais estagnados. Porém, há os eventos (esportivos), e a ascensão da classe média."

A correspondente tem fé de que a Copa dará certo. "Vou parafrasear os CEOs que entrevistei. Os estádios ficarão prontos, será uma Copa boa porque o Brasil é um lugar incrível por causa da cultura, a hospitalidade do povo. Mas perdeu uma oportunidade de fazer investimentos em infraestrutura. Não é que o País precisasse da infraestrutura só para a Copa, os brasileiros precisam."

Apesar de gostar de viver aqui, Shasta teve obstáculos no dia a dia de trabalho. "A burocracia é um problema. Tivemos dificuldades em trazer equipamento. O outro é o fato de o País ser grande. Em São Paulo, podemos cobrir a parte de negócios muito bem. Mas os assuntos do governo são em Brasília, os eventos esportivos estão sediados no Rio. E ainda há todo o resto do País para falar."

O idioma, garante ela, não foi uma questão. "Eu falo português bem", reforça com a única frase que não diz em inglês. Shasta Darlington afirma não ter tido problemas para se adaptar ao Brasil. "Eu amo as pessoas. É um ótimo lugar para vir com a família, as pessoas são muito receptivas. Aqui, mesmo que você fale só um pouco de português, te entendem e tentam te ajudar. É uma cultura acolhedora", conta.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet