Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

de arrepiar

Estudante cria autorretratos íntimos para mostrar o que acontece quando entra em estado de depressão profunda

Foto: Reprodução

Estudante cria autorretratos íntimos para mostrar o que acontece quando entra em estado de depressão profunda
Transtornos psicológicos ainda são vistos com desconfiança por pessoas que desconhecem as dificuldades de se passar por eles e acabam virando tabu. Isso faz com que quem sofre com doenças como depressão ou distúrbios alimentares, por exemplo, nem sempre se sinta confortável em falar sobre o assunto. Mas a arte pode ser uma saída para trazer mais consciência a respeito dessas questões.

Pensando assim e buscando inspirar pessoas que convivem com esses transtornos, a estudante holandesa Laura Hospes, de 21 anos, criou uma série de auto-retratos que buscam mostrar como uma pessoa com depressão se comporta a portas fechadas. A série foi inspirada na própria experiência de Laura, que foi internada em um hospital psiquiátrico após tentar se suicidar.

Com o nome de UCP-UMCG, inspirado no hospital em que esteve internada, a série mostra retratos em preto-e-branco dos momentos que passou na instituição e rendeu à Laura uma indicação entre os 50 melhores fotógrafos escolhidos pelo LensCulture Emerging Talent Awards em 2015. A jovem conta que começou a registrar esses momentos como uma maneira de expressar seus sentimentos para si mesma. Depois, decidiu utilizar as imagens como uma forma de inspirar outras pessoas que estiverem passando pela mesma situação.

Sem dúvida, as fotografias são de arrepiar:

Todas as fotos © Laura Hospes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet