Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

tradição

Festival de festa junina no Araguaia

Foto: Olhar Direto

8 cidades confirmaram presenças no evento

8 cidades confirmaram presenças no evento

A cidade de General Carneiro, a 440 km de Cuiabá, realiza 14 a 16 de junho mais uma etapa do circuito regional de danças de quadrilha (Cirquaia) com finalidade de preservar a cultura da festas juninas tão comum nesse período do ano. Um imenso arraiá está sendo preparado para receber as quadrilhas que vão encenar o casamento caipira, a fuga da noiva, o padre velhaco entre outros aspectos de brincadeiras de um casamento na roça. 

Oito cidades já confirmaram presenças no evento: Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Santo Antônio do Leste, São José do Povo e Novo São Joaquim.

A prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (PSD), está empolgada com o festival e espera que se torne uma tradição na região do Araguaia o encontro das cidades para valorizar a cultura popular. “No nordeste existe competições entre escolas e cidades para ver quem apresentar a melhor dança de quadrilha e queremos fazer isso aqui também em nossa região”, destacou.

Além da apresentação da dança das quadrilhas dos municípios, o público terá oportunidade de participar das brincadeiras de pescaria e degustar comidas típicas da região como tapioca, arroz carreteiro, pamonha, churrasquinho, pipoca e quentão. Tudo que se vê numa festa junina.

O secretário de Cultura de General, Valdeli Forte Ferreira, espera um nível de competição forte entre as cidades que vão se apresentar e por isso está treinando a equipe de General para fazer bonito. O campeão da etapa regional será classificado para final estadual no final do mês de junho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet