Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Incentivo a Leitura

Fechada para reforma, biblioteca Estevão de Mendonça começa projeto de leitura itinerante pela capital e estado

Foto: Assessoria/SEC-MT

Fechada para reforma, biblioteca Estevão de Mendonça começa projeto de leitura itinerante pela capital e estado
Um projeto de incentivo à leitura e formação de novos leitores esta ganhando força em Mato Grosso, por meio da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM). A biblioteca fica no centro de Cuiabá, mas a novidade é que ela esta chegando aos bairros da capital e também a outros municípios do estado. Na próxima terça-feira (15) a caravana da leitura chega até Água Boa (700 km de Cuiabá), primeira parada do projeto itinerante da instituição.

Leia mais:
Biblioteca Pública suspende atendimento para reforma e volta a emprestar livros após 10 anos de hiato
Mato Grosso tem 138 bibliotecas públicas cadastradas em nova plataforma de localização das unidades do Ministério da Cultura

As atividades de incentivo à leitura acontecem em Água Boa até o dia 17 de setembro e envolvem a troca de livros, brincadeiras, hora do conto, oficina com a atriz e contadora de histórias Alicce Oliveira, oficinas para professores sobre a arte de contar histórias, apresentação do espetáculo Mitos e Lendas do Rio Cuiabá, além de uma rodada de leitura com pessoas da terceira idade.

Desde agosto o atendimento ao público na sede física da Biblioteca, no Palácio da Instrução, foi suspenso ao público por conta da reforma pela qual o prédio está passando. A reabertura acontece em novembro com a retomada do empréstimo de livros, que foi suspenso há cerca de dez anos.

Enquanto isso, a Biblioteca Itinerante vai percorrer bairros distantes na Capital e também alguns municípios do interior do estado. A meta é levar estas atividades de incentivo à leitura até as comunidades que não têm acesso aos livros ou onde não existam bibliotecas públicas.

Em outubro o projeto participa do Dia de ler Todo Dia, uma mobilização nacional pela leitura, que contará com a participação de várias bibliotecas públicas de Mato Grosso. Em Cuiabá as atividades acontecem durante todo o dia 1º, no bairro Dr. Fábio, e incluem teatro, troca de livros e contação de histórias.

No dia 15 do mesmo mês a Biblioteca Itinerante estará no bairro Grande Terceiro e, no dia 20, de outubro no município vizinho de Várzea Grande. Em novembro estão previstas atividades na comunidade de Aguaçu e nos bairros Pedra 90 e Nova Esperança, em Cuiabá. Em dezembro já está confirmada a ida da Biblioteca Itinerante ao município de Santo Antônio do Leverger e ao bairro Jardim Vitória, também na Capital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet