Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Comunidade de Mata Cavalo

Exposição de fotógrafo mato-grossense retrata cultura e cotidiano quilombola

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Exposição de fotógrafo mato-grossense retrata cultura e cotidiano quilombola
Vendo as folhas secas no chão, senti o vento sobre a pele, refrescando nesse calor de setembro, como a chuva do caju. O cenário, transporta para um passado que é presente. Um mundo particular que tenta sobreviver a correria e modernidade do dia a dia. Um registro em imagem da cultura de um povo, onde há um portal disponível em cada retrato: no olhar do menino que de tão vivo te enxerga, nos pingos d’agua sentidos no rosto ao ver as crianças brincando no rio, na fé que se sente quando os santos se fazem presentes.

Leia mais:
'Maratona Fotográfica 2015' tem inscrições abertas; prêmios chegam a R$800
Exposição de mato-grossense que passou pela europa chega à Basílica na cidade de Aparecida

Essas sensações foram provocadas pela exposição fotográfica “Mata Cavalo – Cores e Pessoas”, em exposição no Museu Histórico de Mato Grosso, que fica disponível ao público até o dia 26 de setembro. As fotos do fotógrafo Marcus Mesquita revelam a essência das comunidades de Mata Cavalo, que resistem ao tempo e se mantém como refúgios culturais quilombolas.

A 50 quilômetros da capital Cuiabá, no município de Nossa Senhora do Livramento, o quilombo de Mata Cavalo foi escolhido pelo fotógrafo para registro. “A oportunidade veio quando ainda era fotógrafo amador. Fiquei sabendo de um prêmio de fotografia e amigos me incentivaram a participar. Um deles me sugeriu o quilombo como cenário, foi daí que surgiu a oportunidade”, conta o fotógrafo Marcus.

Cerca de seis comunidades compõe o quilombo, que tenta resgatar e manter suas raízes, sobretudo suas terras, visto que estão em constante embate com fazendeiros e grileiros. Como um dos grupos remanescentes de escravos em Mato Grosso, os moradores de Mata Cavalo preservam suas memórias e histórias através da realização de festas tradicionais, organização social e do trabalho. Dentre as principais atividades das comunidades estão o artesanato, o plantio de mandioca, milho, arroz, batata-doce e banana.



As 17 fotos que estão expostas no museu foram tiradas há pouco mais de quatro anos e são a primeira exposição individual do fotógrafo. Na abertura da exposição, os visitantes foram recebidos por Marcus e também pelos quilombolas com bolinhos e chá de capim cidreira.

A visitação da exposição fotográfica “Mata Cavalo – Cores e Pessoas” está aberta ao público até o dia 26 de setembro, no Museu Histórico de Mato Grosso, localizado na Praça da República, centro de Cuiabá. O horário de funcionamento do museu é de terça a quinta das 9h às 17h, sexta das 9h às 22h e sábado das 9h às 17h.

Mais informações sobre os trabalhos do fotógrafo Marcus Mesquita no instagram AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet