Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

8 anos de hiato

Feira Internacional de Turismo terá apoio do governo estadual e volta a acontecer em abril de 2016

Foto: José Medeiros / GCom

Feira Internacional de Turismo terá apoio do governo estadual e volta a acontecer em abril de 2016
A Feira Internacional de Turismo (FIT) no Pantanal, que acontece entre os dias 20 e 24 de abril de 2016 ganhou o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso na última quinta-feira (17). O evento, que acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal, é será uma realização do trade turístico de Mato Grosso por meio do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur).

Leia mais:
Governo lança programa de incentivo à Economia Criativa, a "saída para a crise"
Brasil terá dia dedicado à observação de pássaros; país está em 2º lugar mundial em número de espécies

A FIT já foi considerada uma festa, mas depois de oito anos de hiato volta reformulada e com o foco principal na realização de negócios e na venda de produtos e serviços turísticos. O governador Pedro Taques ratificou a importância do evento: “O Governo do Estado não poderia deixar de ser parceiro de um evento dessa importância. Nós acreditamos no turismo e temos este segmento como uma das molas propulsoras do desenvolvimento”, explicou.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esse é um investimento que tem retorno muito alto, pois gera emprego e renda para uma grande parcela da população: “Temos trabalhado muito para que o turismo se torne um dos principais pilares do desenvolvimento econômico de nosso Estado”, disse.

Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, lembrou que os investimentos que o governo está fazendo em alguns equipamentos culturais entrarão para o roteiro turístico da cidade: “Quando o turista vem, ele tem diversos objetivos e o turismo cultural completa esse roteiro”, explicou.

A Feira

Segundo informações da Assessoria do Governo, a FIT 2016 tem como tema “Turismo e Globalização”, e seu foco estará tanto nos operadores de atividade quanto no público em geral.

O primeiro da Feira acontece no próximo dia 24 de setembro, em São Paulo, no Parque Anhembi, durante a realização da 43ª ABAV- EXPO Internacional de Turismo, realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens. Em seguida, no dia 1º de outubro, o lançamento da FIT será em Cuiabá.

O objetivo final é colocar FIT Pantanal no calendário internacional de turismo de negócios, além de projetar novos roteiros no estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul, e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul.

A valorização da gastronomia e da cultura locais também faz parte dos nortes, além de fomentar micro e pequenos empresários dos destinos turísticos.

Na FIT acontecerão discussões, palestras, exposições, apresentações culturais, e terá espaço para praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios, além da nova modalidade de turismo em Mato Grosso, o tecnológico, que surgiu devido à necessidade de organizar as visitas que buscam conhecer os investimentos do agronegócio no Estado.

Além de operadores de turismo de todo o país participarão do evento países da América do Sul como Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia. A ABAV, parceira do evento, espera reunir cerca de 200 operadores, além de pousadas e hoteis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet