Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

na Casa de Artes

1ª Feira Cultural de Artes de Várzea Grande acontece em outubro e artistas se preparam

Foto: Reprodução

1ª Feira Cultural de Artes de Várzea Grande acontece em outubro e artistas se preparam
A primeira Feira Cultural da Casa de Artes Varzeagrandense acontece no próximo dia sete de outubro, e, antes disso, a casa está em ritmo acelerado na organização do evento. Buscando resgatar o local como elo entre a produção de cultura de VG e a sociedade, a feira procura ser o ponto de partida para revitalização da Casa, local de fomento da cultura varzeagrandense.

Leia mais:
Governo lança programa de incentivo à Economia Criativa, a "saída para a crise"
Recuperandos do Carumbé recebem aulas de arte e expõe na OAB na próxima semana

O evento vai homenagear os segmentos culturais da cidade e estimular os artistas da terra nas diversas manifestações artísticas, seja na dança, nas artes plásticas, na música e no artesanato, resgatando os símbolos da cultura local.

Contribuindo para a 1ª Feira Cultural, o artista plástico Osíris Paulo de Almeida finalizou na manhã da última quinta (17) um painel interno da Casa de Artes, que retrata não apenas as tradições culturais como o Siriri, a pesca, a viola-de-cocho, a fauna representada no tuiuiú e na arara azul, como também o colorido que representa bem a hospitalidade e simpatia do povo varzeagrandense.

Para a obra, que será uma das grandes vitrines da Feira Cultural, Osíris utilizou tintas látex e acrílico fosco: “Meu estilo é arte. Eu produzo arte. Sempre que pinto gosto de utilizar elementos que estimulem a imaginação”, afirmou.

A obra vai ficar para a Casa de Artes, e Osíris explica que seguiu a linha do cubismo, ao utilizar formas e linhas
geométricas. “Num olhar mais atento, pode-se perceber que as linhas que formam as dançarinas levam à cabeça do tuiuiú, da barra da saia delas saem peixes, pelo painel temos peixes fisgados, pescador na canoa, enfim, é preciso um olhar atento porque eu não destaco essas linhas divisórias na cor preta, confesso que deixo as coisas à mercê da percepção do observador da arte”.

A Casa de Artes de Várzea Grande está localizada na Avenida Couto Magalhães, nº 1.428, Centro, ao lado da Praça Aquidaban.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet