Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

assista!

Dupla de amigos constrói réplica do sistema solar no deserto em vídeo impressionante

Foto: Reprodução

Dupla de amigos constrói réplica do sistema solar no deserto em vídeo impressionante
O sistema solar é gigante. Tão gigante que mal cabe em nossa imaginação. E embora ilustrações e modelos consigam nos dar uma certa noção de relação entre o tamanho dos astros e o posicionamento de suas órbitas, falham miseravelmente quando o assunto é distância. Sim, estamos muito mais distantes do Sol e da Lua, por exemplo, do que costumamos pensar.

Na tentativa de consertar isso, os amigos Wylie Overstreet e Alex Gorosh decidiram criar, em um deserto no estado do Nevada (EUA), o sistema solar em escala, mostrando a relação correta entre tamanhos e distâncias e nos dando uma ideia mais precisa da nossa pequenez em relação ao universo. O modelo foi construído em uma escada de 1 unidade astronômica (que diz respeito aos 150 milhões de quilômetros que separam a Terra e o Sol) para 176 metros. Para isso, eles precisaram de uma área de 11 km, 36 horas de trabalho e muita precisão.

Após demarcar cada trajeto de órbita, foram posicionados os planetas, representados por lâmpadas e bolinhas de gude, o Sol, uma bola de 1,5 metro de diâmetro e a Lua. A fim de demarcar o movimento dos astros no vídeo em time lapse, luzes percorreram cada órbita, mostrando em uma escala perfeita o funcionamento do Sistema Solar.

“Então se você olhar para o sol, verá que o sol de verdade e o sol do modelo têm exatamente o mesmo tamanho. É assim que você confirma que as proporções estão corretas.” Apenas dê o play e permita-se arrepiar com uma experiência e um vídeo que são simplesmente incríveis:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet