Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Comunhão

No espetáculo "Poesia de Rua", Luciene Carvalho faz a junção do rap e da poesia

Foto: Divulgação

No espetáculo
Unindo o discurso literário com a linguagem do rap, Luciene Carvalho apresenta nesta quarta-feira (17), o espetáculo “Poesia de Rua”. Utilizando-se de poesias e o conto que integra a apresentação, a poetisa busca revelar personagens, sensações e paisagens das ruas cuiabanas. O espetáculo acontece no teatro do Sesc Arsenal em duas sessões, às 15h e às 20h, ambas com entrada gratuita. 

Sob a direção do Mano Raul Lázaro, que também faz a percussão, o espetáculo é permeado pela música também e conta com alidados de peso: o rapper Alexandre Matos e o violeiro André Balbino. Todos estes harmonizam com o show literário por serem pautados por uma experiência de vida "das ruas". Aqui, é a vivência que conta. "Até na dor se tem arte", testemunha a poeta que promete viver no palco, a personagem Luciene. 

Em cena, a poesia une a força da palavra que faz questionamento ssociais e a marcação rítmica, sendo assim, a oralidade poética da obra da poetisa Luciene Carvalho encontra a arte da cena Hip Hop. "O espetáculo passeia pelas ruas de Cuiabá revelando personagens, memórias e sensorialidades da nossa cidade", diz ela. 

Luciene é escritora premiada reconhecida em todo o estado, especialmente por ter se tornado uma porta-voz das mulheres. Como uma declamadora que escreve, é mestre na performances em palco.  A corumbaense de nascimento e cuiabana por escolha é uma das artistas mais ativas no cenário cultural da capital. Ela é autora de mais de dez livros. O último, Ladra de Flores, revela os personagens que ela encontra pela vida. O que muito se assemelha ao espetáculo que apresenta hoje. 

A apresentação é parte da iniciativa do Sesc Arsenal “Poesias, Versos e Cordas”, que já dura 13 anos. Ainda que os espetáculos usem de recursos cênicos, o intuito do projeto é formar uma plateia interessada no texto literário, na estética da palavra e seus inúmeros desdobramentos. Além de, incentivar a pesquisa e produção de espetáculos neste sentido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet