Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

depois regional

Segunda etapa do concurso de redação sobre Rondon começou nesta semana e segue até dia 30

Foto: Reprodução / Secom

Segunda etapa do concurso de redação sobre Rondon começou nesta semana e segue até dia 30
A segunda etapa do concurso de redação sobre Marechal Rondon começou na última quarta-feira. Agora, os diretores de cada escola tem até dia 29 para selecionar os trabalhos, e dia 30 de setembro deve encaminhar os escolhidos. A primeira fase foi a de inscrição das instituições de ensino.

Leia mais:
Concurso de redação sobre Marechal Rondon tem inscrições prorrogadas até julho
Concurso de redação sobre Marechal Rondon será realizado nas escolas e tem inscrições abertas

Com o tema “Rondon: de sertanista sonhador a desbravador de fronteiras”, o concurso faz parte da comemoração dos 150 anos do Marechal. Os estudantes poderão concorrer nas categorias Desenho (1º Ciclo do Ensino Fundamental), Poema (2º e 3º ciclo do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos) e Artigo de Opinião (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio).

Os textos selecionados deverão ser transcritos na folha oficial do concurso, nos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapro). Será nos 15 Cefapros, espalhados pelo estado, que ocorrerá a seleção da fase regional do concurso, em outubro.

“Cada escola poderá encaminhar ao Cefapro local apenas um texto de cada categoria/modalidade de ensino”, informa a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, ressaltando que se a escola trabalha com todas as modalidades poderá enviar no máximo seis textos. No caso dos desenhos, as produções deverão ser escaneadas e conter capas.

Os critérios que devem ser levados em conta pela comissão julgadora são originalidade, criatividade, beleza, - no caso dos desenhos – adequação ao gênero (discursiva e linguística), marcas de autoria e convenções da escrita – para as categorias Poema e Artigos de Opinião.

A fase regional do concurso acontecerá entre os dias 1º e 22 de outubro. Os membros da Comissão Julgadora devem realizar a leitura e avaliação dos textos originais de forma coletiva – cada texto deverá ter dois avaliadores e a nota final deve ser média ponderada das duas notas.

No caso de empate, haverá uma reunião presencial para a seleção dos vencedores. Os trabalhos selecionadas nesta etapa deverão ser encaminhados para a Comissão Julgadora Estadual.

Os documentos orientativos para as comissões estão publicadas no site da Seduc www.seduc.mt.gov.br no link do concurso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet