Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Sexta!

Sarau no Museu Histórico encerra programação de Primavera dos Museus com teatro e Adir Sodré

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Sarau no Museu Histórico encerra programação de Primavera dos Museus com teatro e Adir Sodré
Foi aberta na última segunda-feira (21) a semana de programação da “Primavera dos Museus” que em Cuiabá tem como um dos locais participantes o Museu Histórico de Mato Grosso. Na sexta-feira, a partir das 20h, no costumeiro sarau que encerrará a programação, será apresentada a peça “Protagonismo Indígena” pela Cia. de Teatro Cena Onze e haverá performance de Adir Sodré.

Leia mais:
Nona edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda com exposições no MISC e outros locais
Artes plásticas, grafite e música ocupam Praça da República em evento nesta sexta

A 9ª edição da Primavera dos Museus convida para um encontro com os patrimônios culturais indígenas. O evento, fomentado pelo Instituto Brasileiro de Museus e Museu do Índio/ Fundação Nacional do Índio, tem como tema este ano (2015) “Museus e Memórias Indígenas”, e ocorre nesta semana em todo o país, de 21 a 27 de setembro.

O tema “Museus e Memórias Indígenas” nos instiga a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, levando aos Museus e ao publico atualização e enriquecimento.

O Museu Histórico de Mato Grosso participa do evento com diversas atividades, em parceria com o Centro Cultural Ikuiapá da Funai e o Instituto Usina/FLIMT Feira Literária Indígena de Mato Grosso.

A Exposição "Protagonismo Indígena: autores indígenas na literatura infantojuvenil", da Professora Mestre em História, Anna Maria Ribeiro Costa, traz livros escritos por índios de várias etnias que transmitem memórias ancestrais sobre seus modos de saber, pensar e sentir. Essa exposição também fará parte da FLIMT, que ocorrerá em outubro.

Durante esta semana artistas farão pinturas em tela ou desenhos com a temática indígena no pátio do Museu. As obras serão leiloadas e a renda será revertida para os Xavante e Umutina. São artistas convidados: Loyuá Ribeiro, Prestes Brasil (que já participaram da abertura), Lúcia Picanço, Zeilton Mattos e Sérgio Venny.

As fotos de Banavita, que outrora compuseram a Exposição “Olhar Indígena” (abril/2015 no MHMT), agora são reapresentadas na Exposição "Protagonismo Indígena”.

A anciã Carminda representa os Umutina, que trouxe artesanato e biojóias para o evento, em parceria com o Projeto Territórios Criativos indígenas/ Minc/UFMT/Professora Doutora Naine Terena de Jesus. Também participa do evento o Professor e Cacique Xisto Xavante.

No sarau de encerramento da semana, a cia de teatro Cena Onze fará um jogral literário com a Professora Anna Maria. Ainda haverá uma performance do artista plástico Adir Sodré.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet