Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

nesta quarta

Escola de psicanálise tem atividade aberta ao público com discussão do filme 'Relatos Selvagens'

Foto: Reprodução

Escola de psicanálise tem atividade aberta ao público com discussão do filme 'Relatos Selvagens'
O universo da psicanálise será apresentado ao público por meio do filme “Relatos Selvagens”, nesta quarta-feira, no Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, núcleo Cuiabá, às 19h30. O filme é argentino, dirigido por Damián Szifron e tem como protagonista Rita Cortese, Ricardo Darín, Nancy Dupláa e Dario Grandinetti.

Leia mais:
Curta metragem sobre a tempestade silenciosa de um relacionamento em crise é lançado nesta quarta
Documentário sobre a comunidade São Gonçalo Beira Rio é lançado nesta sexta no local

Em ‘Relato Selvagens’ os personagens caminham entre a civilização e a barbárie, com acontecimentos como uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia e a violência de um pequeno detalhe cotidiano. “Esta comédia nos convoca a refletir sobre o inusitado, sobre a tragédia e a violência e a perda de controle a que somos submetidos em nosso cotidiano”, afirma a psicanalista Margareth da Silva Ragnini. “Já no início do filme, o diretor faz a abertura com os personagens, sendo apresentada a partir de animais, fazendo alusão quem sabe a parte agressiva que habita em casa um”.

A psicanálise se utiliza das artes para estudos, tanto o cinema quanto as outras formas de expressão. Na escola de Psicanálise Corpo Freudiano, são comuns as ‘aulas abertas’ quando um filme será estudado ou quando acontece alguma palestra regional. Apenas quando acontecem seminários que vem do Rio de Janeiro, sede da escola, os eventos são pagos.

Normalmente, a escola funciona às terças, quartas e sábados para matriculados, sendo terça as aulas de formação em psicanálise, às quartas a formação básica e aos sábados as aulas são variadas.

Segundo Marco Antonio Coutinho Jorge, Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, “o Corpo Freudiano é um lugar de transmissão da Psicanálise voltado para o ensino e a pesquisa, que reúne psicanalistas, estudantes de Psicanálise e estudiosos de outros campos do saber. Seu objetivo é sustentar um espaço discursivo que mantenha uma relação essencial com o saber, seja este da Psicanálise, seja de outros campos teóricos que importem na fundamentação e no aprimoramento dos desenvolvimentos freudianos. Seu eixo teórico é constituído pela obra de Sigmund Freud e pelo ensino de Jacques Lacan”.

Quem quiser participar da sessão e da discussão deve se inscrever pelo número (65) 9994-9858.

Serviço

Filme ‘Relatos Selvagens’
Horário: 19h30
Aberto ao público
Rua 24 de Outubro, 216 – Centro – Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet