Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Arte Contemporânea

Programação paralela à bienal de São Paulo já tem inscrições abertas para palestras e oficinas

Foto: Reprodução / SECMT

Programação paralela à bienal de São Paulo já tem inscrições abertas para palestras e oficinas
A 31ª Bienal de São Paulo, mais importante mostra de arte contemporânea, chega a Cuiabá no próximo mês, mas os interessados já podem se inscrever nas palestras e na oficina que compõe sua programação paralela.

Leia mais:
Especialista em projetos de exposição avalia espaço para a mostra itinerante da Bienal de São Paulo
Pela primeira vez no Centro Oeste, Bienal de São Paulo vem a Cuiabá entre novembro e dezembro

Serão quatro palestras e uma oficina, além de uma formação de educadores com o Educativo da Fundação Bienal. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (65) 3624-2064 ou pelo e-mail 31bienalmt@secel.mt.gov.br.

Programação

A primeira palestra acontece no dia quatro de novembro (quarta-feira), ministrada pelo curador Pablo Lafuente que também é escritor e pesquisador de arte contemporânea, história das exposições e estética e política. Seu tema será “Curadoria e Bienal”.

No dia dez de novembro, terça-feira, o artista plástico Arthur Scovino falará sobre o processo de construção da Casa do Caboclo, instalação feita especialmente para a 31ª Bienal. Ainda no dia seguinte, 11/11, o mesmo artista ministra a oficina “Casa do Caboclo – Como criar coisas que não existem”, em que ele ensinará a combinar elementos da cultura brasileira para criar o ambiente de uma casa, além de discutir miscigenação e religiosidade.

Luiz Marchetti falará sobre a Arte Contemporânea em Mato Grosso na terça-feira seguinte (17), das 19h às 22h, e Larissa Silva Freire ministrará “Tópicos de Arte Contemporânea em Wladimir Dias-Pino”, na quinta-feira (19), mesmo horário.

Todas as atividades acontecem no Palácio da Instrução e são gratuitas. Cuiabá é a primeira cidade do Centro-Oeste a receber a bienal em fase de itinerância. Ao todo, serão 48 obras expostas entre instalações, telas e videoinstalações.

Formação de educadores

Com o objetivo de apresentar informações sobre os artistas e obras da bienal aos professores e estimulá-los a levar essas questões para as salas de aula, o Educativo da Fundação bienal também tem inscrições abertas.

A formação acontece nos dias 23 e 24 de outubro (sexta e sábado), das 14h às 17h e das 9h às 12h, respectivamente, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Podem participar do curso, que será ministrado pela equipe do Educativo Bienal de São Paulo, educadores de escolas públicas e privadas.

O objetivo de levar o tema para a sala de aula é estimular os alunos a refletir e debater sobre questões atuais a partir da perspectiva subjetiva da arte.

Mais informações: Outras (65) 3624-2064 e 9250-2772 ou no e-mail 31bienalmt@secel.mt.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet