Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

veja fotos

Exposição fotográfica e festival chamam atenção para bacia do rio Juruena e os riscos que ela corre

Foto: Reprodução / Thiago Foresti

Exposição fotográfica e festival chamam atenção para bacia do rio Juruena e os riscos que ela corre
Uma exposição fotográfica sobre as águas do Juruena estará no Sesc Casa do Artesão durante os meses de outubro e novembro. O trabalho, de Thiago Foresti, foi feito em 2013 quando ele acompanhou, por vinte dias, uma expedição a remo pelo rio.

Leia mais:

Artistas de Várzea Grande celebram realização da I Feira Cultural da Casa de Artes
Programação paralela à bienal de São Paulo já tem inscrições abertas para palestras e oficinas

O objetivo é mostrar o Parque Nacional que fica no local e o impacto que as hidrelétricas que podem ser construídas ali causariam na região e na paisagem.

“São nessas paragens que há muita vida e mistério! Ao longo do Juruena nasceram homens, mulheres e crianças que nunca visitaram outros lugares, como Severino Coelho que até hoje só bebeu das águas do Juruena, ou a comunidade de Barra de São Manoel que possuem raízes ancestrais naquela localidade”, comenta o jornalista Thiago Foresti. “Construir um empreendimento dessa magnitude não só alterará o ciclohidrológico de um rio, mas mexerá com a o ciclo de vida e de história de muita gente”.

A área do rio faz parte do Mosaico de Conservação da Amazônia Meridional, um conglomerado de 40 unidades de conservação. Dentre essas unidades está o Parque Nacional do Juruena, retratado nas fotos de Thiago. O parque foi criado em 2006, e atualmente só é possível a entrada de pesquisadores e cientistas com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

No entanto, as cachoeiras de Salto Augusto e São Simão são potenciais geradoras de energia, e ali se pretende construir as hidrelétricas.

Festival

No final de semana dos dias 9, 10 e 11 de outubro acontece, também, o II Festival Juruena Vivo, que também busca levar informações sobre a região e favorecer as pessoas que vivem na bacia do rio.

Com extensa programação que inclui mostra de vídeos, feira de produtos de agricultura familiar e arte indígena, exposição fotográfica, festival da canção e um show de encerramento com o violeiro de destaque nacional, Victor Batista.

O festival espera centenas de pessoas, dentre eles agricultores familiares, indígenas e representantes da sociedade civil dos municípios do norte e noroeste de Mato Grosso. O evento acontece em Juína, a 750 quilômetros de Cuiabá.

Acontecerá, também, durante a festa, uma competição de canções, com premiação para quem cantar as melhores músicas que falem da importância da bacia do Juruena. O objetivo é sensibilizar a população para os usos dos rios da região, que drena 70% do estado de Mato Grosso e forma o majestoso Tapajós.

O rio

Atualmente, cerca de 500 mil pessoas vivem na bacia do Juruena. São 38 assentamentos, onze povos indígenas e vinte territórios reconhecidos. Além disso, há uma rica biodiversidade com espécies que só vivem ali, especialmente nas cachoeiras.

Entretanto, a bacia tem pelo menos 102 projetos de hidrelétricas, algumas já em funcionamento, outras em construção e outras ainda no papel.

Diversas organizações e coletivos da região buscam ampliar o debate sobre o desenvolvimento regional considerando o rio Juruena íntegro, e por isso criaram a Rede Juruena Vivo. “Com o Festival, a população é chamada a conhecer e reconhecer os potenciais do rio Juruena, refletir sobre a vida existente e valorizar cada vez mais. Inclusive, abre oportunidade aos interessados de discutir junto aos assentados, ribeirinhos, indígenas, técnicos, educadores, reunidos na Rede Juruena, melhorias que rumam para a construção de um futuro sustentável para a região”, afirma Liliane Xavier, militante no coletivo AACUARELA, que compõe a Rede Juruena Vivo.

“Nossa preocupação é levantar a importância deste rio que já contribuiu para a nossa colonização e a valorização da região pela questão cultural. Vamos deixar a sociedade falar e conversar. Esta é a forma que o município encontrou para chamar a atenção do rio e deixar a população decidir”, completa Leandro, da Secretaria de Educação e Cultura de Juína.

Serviço

Exposição Nas Águas do Juruena

De 07 de Outubro a 28 de Novembro

Local: Sesc Casa do Artesão
Rua 13 de Junho, 315 – Porto –Cuiabá – MT
Tel. 65 3611-0550
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 8h30 às 17h30
Sábado: 08h30 às 13h30

II Festival Juruena Vivo

Sexta (9):

Local: Casa de Retiro da Diocese de Juína

19h40 – Abertura: Painel com especialistas e convidados sobre recursos
hídricos e desenvolvimento sustentável.

20h – Daniel Rondinelli Roquetti (USP)

20h30 – Francisco Machado (UFMT/MPE)

21h – Ivo Poletto (Campanha Nacional Energia para a Vida)

21h30 às 23h – Diálogo com o público.

Sábado (10):

Local: Centro de Eventos de Juína

- A partir das 16h30 Exposição Fotográfica das Águas

- A partir das 17h Feira Livre e Mostra de Vídeos

- 20h Festival da Canção

- 22h Show de encerramento com o violeiro Victor Batista – Show Recital
do Violeiro



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet