Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

visite!

Com cinco mil itens no acervo, museu das bonecas de Cuiabá pode fechar por falta de público

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Terezinha e sua primeira boneca, Marília, de 1964

Terezinha e sua primeira boneca, Marília, de 1964

A primeira boneca de Terezinha, ganhada em 1964, se mistura aos outros cinco mil itens de seu museu. Hoje, olhando todos aqueles brinquedos, a ex-funcionária pública se lembra de uma infância em que os presentes vinham somente no natal e no aniversário e que, muitas vezes, a solução era brincar com os do vizinho.

Leia mais:
Mostra de dança traz espetáculo oriental e espetáculo 'Frozen' a Cuiabá neste final de semana
Festival do Japão traz atrações culturais, desafios esportivos e 30 estandes de comida

A menina que não tinha muitas bonecas sonhava em crescer e comprar todas que pudesse. Realizou. Em 1999, depois de vários anos de coleção e muitos pedidos de amigos, ela abriu a primeira versão do “Museu das Bonecas e Brinquedos” de Cuiabá, que ficava no Bairro Flamboyant. Ele ficou por ali durante dois anos e teve que ser fechado por questões pessoais. Em 2014, após um ano para organizar o acervo, o museu foi reaberto.

Atualmente as visitas do público podem acontecer de terça a sexta-feira à tarde, e aos sábados durante todo o dia, mas quase ninguém visita. “Durante a semana não vem ninguém, e no sábado às vezes aparecem umas cinco pessoas... e todas de fora. Acho que o povo de Cuiabá não cresceu acostumado a visitar museus”, comenta Terezinha Barros, idealizadora e proprietária de todas as bonecas.


Boneca 'Dorminhoca', que as garotas colocavam em cima da cama com uma camisola dentro (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Seu acervo de cinco mil itens foi formado em quarenta e sete anos por compras, doações e presentes, já que a colecionadora procura bonecas em todos os sites e feiras que vai pelo país. Quem visita o museu das bonecas encontra exemplares de biscuit, de massa, de plástico duro e outros. O local ainda guarda uma biblioteca com catálogos de bonecas, que Terezinha disponibiliza para quem tiver alguma em casa que não souber a origem. 


Terezinha e Nilda Cantarella, quem sempre ajudou no museu (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Existe, no museu, uma sessão dedicada somente à Barbie, onde está o primeiro casal Barbie e Ken, de 1959. Dentre os mais antigos está também o Baby Kaiser Kammer (alemão), de 1909 e a boneca Jumeau, de 1878.


Acervo do museu (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Todas as relíquias correm risco de sair de Cuiabá, já que atualmente existem duas instituições em São Paulo com intenção de comprar o acervo e levá-lo para lá. Terezinha preferia mantê-los consigo, mas com a baixa bilheteria fica difícil manter as contas de água, luz, faxina e outros essenciais, já que o museu não tem nenhuma ajuda governamental. Para ajudar, basta visitar.

Serviço

Museu das Bonecas e Brinquedos
Rua Bom Jesus, 90 – Jardim Santa Marta
Telefones: (65) 3626-1525 / (65) 9981-4170 / (65) 2136-7524 / (65) 92149004
Mais informações: SITE  e Fan Page 
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta: 14h às 17h; Sábado: 9h às 12h e 14h às 17h
(Especial dia das crianças - Dia 12/10 -  9h às 12h e 14h às 17h)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet