Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

hoje!

Exposição conta histórias de violência doméstica por meio de obras surrealistas

Foto: Reprodução

Exposição conta histórias de violência doméstica por meio de obras surrealistas
Uma exposição idealizada por três artistas de Cáceres traz ao Museu de Arte de Mato Grosso o horror da violência doméstica. Pensado a partir dos relatos diários dos boletins de ocorrência e reportagens que contam as histórias mais esdrúxulas, “Hemma Thomas” começa nesta terça-feira (20).

Leia mais:
Última exposição do Setembro Freire segue aberta ao público até final de outubro
Com cinco mil itens no acervo, museu das bonecas de Cuiabá pode fechar por falta de público

O nome da exposição é o mesmo do coletivo de artistas, formado por Michel Pereira, Neuracy Pedra e Carlos Bosquê, que quer trazer à tona os cenários sombrios que angustiam e provocam os espectadores.

A proposta se dá através de um acervo surrealista com comprometimento social. Traços sombrios, personagens deformados e cenas bizarras são explorados.

Michel Pereira, um dos artistas do coletivo, já produziu gravuras, tatuagens, pinturas em diversas texturas, retratos, esculturas e até necromaquiagem (maquiagem feita em defuntos).

Suas telas expostas no Hemma Thommas expõe uma viagem à mente dos abusadores e das vítimas: “O quarto da criança que era para ser o seu porto-seguro, acaba por ser um ambiente de tortura. Quis representar a sombra do causador do dano, que destruiu a segurança que esta criança tinha”, falar, sobre o ‘Quarto Sombrio’.

Neuracy Pereira trabalha no Instituto Médico Legal (IML) de Cáceres, e conta que a carga diária de violência que testemunha influenciou as obras: “Mesmo trabalhando neste ambiente, nunca vou me conformar com o tema. A violência é silenciada o tempo todo e quero dar minha contribuição em desfavor dela. O Hemma Thomas quer chamar a atenção para estes problemas que estamos fazendo vistas grossas. As telas que apresentam recriam histórias que realmente aconteceram”, ressalta.

Por fim, Bosquê conta que quando produz suas obras é tomado por um senso de justiça: “Sinto indignação com este tipo de comportamento humano. Os seres sem cabeça são uma crítica à ignorância humana”, explica o artista que aposta no expressionismo surrealista.


Coletivo de arte Hemma Thomas (Foto: Reprodução)

“O Museu de Arte celebra este momento de compartilhar com o público cuiabano e os que visitam nossa cidade a oportunidade de conhecer a produção destes três artistas e seu acervo singular. Que eles possam ser reconhecidos nos enigmáticos espelhos que construíram”, afirma a diretora executiva do museu, Viviane Lozi. Para ela, as obras levam à reflexão sobre a violação dos direitos humanos.

Serviço

Abertura Exposição Hemma Thomas
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 20 de outubro, às 20h
Museu de Arte de Mato Grosso, que fica na rua Barão de Melgaço, antiga Residência dos Governadores)
A exposição segue até o dia 22 de novembro, com visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet