Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

em outubro

Exposição de artista plástica cuiabana estréia nova galeria de arte

Foto: José Mauricio/ Secel MT

Exposição de artista plástica cuiabana estréia nova galeria de arte
Com tantas galerias e espaços de arte em Cuiabá, há um lugar em específico que merecia ganhar mais vida pelo trabalho que as pessoas daquele ambiente exercem. No dia 28 de outubro, a sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) será mais um local de fomento a arte na capital com a inauguração da “Galeria de Arte Lava Pés”. o novo espaço será aberto em grande estilo com a exposição Dalva de Barros 80 anos, uma celebração à cultura mato-grossense e a um dos nomes mais representativos das artes plásticas regionais. A cerimônia de inauguração será às 20h.

Leia mais:
Melanina Carioca, Nego do Borel, SOS ítala e muito mais neste final de semana
Projeto traz peça, documentário e oficina para discutir questão indígena no Brasil

“Ter uma artista como Dalva de Barros como tema da exposição de abertura da Galeria de Artes Lava Pés é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Um dos nomes mais importantes das artes mato-grossenses, Dalva não é apenas uma pintora singular, em cujas obras estão presentes todos os elementos de uma grande artista, mas é também fonte de inspiração e mestra querida de tantos outros talentos como Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena que, nesta exposição especial, rendem suas homenagens à artista”, afirma Leandro Carvalho, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Com 350 metros quadrados de área, a Galeria será no piso térreo da Secretaria, na avenida Lava Pés. Ela será equipada para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas e videoinstalações, entre outros.

“A estrutura controlável de iluminação se adapta aos mais diversos fins”, explica Robinson de Carvalho Araújo, arquiteto da Secel. Segundo ele foram feitas melhorias no piso, paredes e janelas para oferecer o conforto adequado aos visitantes.

O local será de acesso livre, dispondo ainda de banheiros masculino e feminino. A programação da Galeria será divulgada em banners expostos na fachada do prédio.

A mostra de estréia do espaço, sobre Dalva de Barros, contará com a participação especial de alguns dos discípulos da artista plástica, como Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena, que apresentarão cerca de 40 obras.

A exposição inclui ainda um vídeo-documentário produzido para a ocasião, além de fotos, catálogos, croquis, objetos pessoais e de arquivo da artista. A curadoria é de Gervane de Paula, que também foi discípulo de Dalva na década de 70.

“Esta exposição é muito importante porque vai reunir obras de períodos distintos da carreira de Dalva, desde estudos feitos no início a esboços e pinturas recentes. Isso mostra que Dalva está viva, ativa, forte e produzindo praticamente no mesmo ritmo que antes”, observou. “Queremos estabelecer a importância desta artista como pintora e também como professora que influenciou tantos outros artistas hoje consagrados em nível regional, nacional e internacional”.

A exposição é um reconhecimento à artista que se propôs a missão de ensinar arte à segunda geração de artistas plásticos mato-grossenses. Dentre as realidades retratadas em suas obras estão meninos de rua, retratos de amigos, fatos jornalísticos, festas populares, paisagens do Centro-Oeste.

A montagem da exposição será feita pelo experiente arquiteto paulistano Jeff Keese. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos por ele destaca-se a organização da mostra Brasil 500 anos, em 2000, no Parque Ibirapuera (SP).

“Espaços para artes visuais sempre merecem ser saudados, comemorados e incentivados. A abertura desta galeria, dentro do espaço institucional da cultura no estado, merece destaque e incentivo, de modo que possa apresentar uma referência a ser multiplicada e adaptada, focando no potencial dos diversos espaços disponíveis na Capital do estado e no interior”, ressalta Keese. “O intercâmbio e a troca com outros setores das artes visuais do país também têm capacidade de ampliar o desenvolvimento de um conteúdo próprio e local, em harmonia com as melhores produções da arte brasileira e de outros países”.

Segundo ele, o projeto expográfico desta mostra em homenagem à Dalva de Barros tem como objetivo apresentar as obras da artista, envolvendo o espaço ocupado pelos seus discípulos, como que “gestando” estes alunos que ainda recebem a inspiração para continuar a produzir.

“A ousadia aparece na forma curva das paredes expositivas autoportantes que se espelham na forma em arco e na forte presença das vigas metálicas vermelhas que dominam o ambiente. Além disso, a atenuação da entrada de luz natural com a aplicação de películas nas vidraças facilitará e uniformizará a concepção de iluminação, com proposta flexível para cada montagem que poderá ocupar o espaço desta nova galeria”.

A mostra “Dalva de Barros 80 anos!” permanece em cartaz até 26 de fevereiro de 2016. A Galeria de Artes Lava Pés estará aberta para visitação do público de segunda a sexta, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Serviço

Galeria de Artes Lava Pés - sede da Secel
Endereço: avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet