Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

PASSO-A-PASSO

Aprenda incrementar suas peças com a técnica do Patch Aplique

Foto: Olhar Conceito

Resultado do Patch Aplique em uma toalha de rosto.

Resultado do Patch Aplique em uma toalha de rosto.

Com três filhas ainda crianças e festas de aniversário toda semana, era difícil para Denise Arruda elaborar um presente para todas as amigas das filhas. Para resolver o problema, ela resolveu utilizar suas habilidades em artesanato e produzir lembrancinhas para as meninas. Deu certo. E além de gostarem dos presentes, as pessoas queriam encomendar seus produtos.

Hoje, a publicitária se divide na produção de vídeos publicitários, a criação das filhas e a ateliê “Maria Gracinha”, que se originou da sua produção artesanal. “Eu não durmo muito”, responde sorrindo. Para os leitores do Olhar Direto/Olhar Conceito, Denise ensina um passo-a-passo da técnica do Patch Aplique, confira abaixo.

Material Necessário



Molde de um desenho específico para patch aplique, pode ser retirado de uma tevista especializada em patch aplique (Apliquée ou Patch Apliquê) ou da internet;
Papel termocolante;
Tiras de tecido específico para patch aplique, é importante escolher tecidos de diferentes estampas para o contraste necessário ao desenho;
Linha de bordar;
Agulha de costura;
Ferro de passar;
E a base à sua escolha, podendo ser uma toalha, um avental, uma camiseta e tantas outras.

Passo-a-passo



1. Escolha um molde que mais te agrade e decalque no lado liso do papel termocolante. Importante: um desenho pode conter várias partes e cada uma delas tem de ser recortada e passar pelo processo separadamente.



2. Recorte o decalque do molde no papel termocolante e coloque sobre o lado avesso do tecido. Com o ferro aquecido em alta temperatura, passe por cima do decalque e do tecido juntos.



3. Agora com o papel e tecido colado, recorte o tecido que sobrou, na borda correta.



4. Agora com o molde recortado, retire a película do papel termocolante, ponha sobre a base e passe o ferro novamente para melhor fixação.

5. Repita o mesmo processo com as outras partes até montar o desenho escolhido.



6. Com linha e agulha costure as bordas do desenho, fazendo o acabamento. Importante: a linah de bordar é formada por várias "mini linhas", você deve esmiuçar e escolher apenas uma "mini linha" para o acabamento.

Veja o resultado:



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet