Olhar Conceito

Terça-feira, 11 de agosto de 2020

Notícias / Artesanato

Bordadeiras de Chapada expõe nova coleção "Assunto de Cozinha" durante Chapada Gourmet

Da Redação - Isabela Mercuri

03 Nov 2015 - 17:00

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Bordadeiras de Chapada expõe nova coleção
Uma das atrações do Festival Chapada Gourmet, que acontece no próximo final de semana e traz cardápios especiais a diversos restaurantes da cidade, é a exposição e venda do trabalho das Bordadeiras de Chapada. Com a nova coleção “Assunto de Cozinha”, as artesãs expõe (desde a última sexta, 30, até o próximo sábado, 7) mais de 400 peças em um quiosque montado na Praça Dom Wunivaldo.

Leia mais:
Chapada Gourmet tem adesão de 13 restaurantes, programação cultural e workshops
Com cafés gelados incrementados como carro-chefe, cafeteria faz sucesso em Cuiabá e Várzea Grande

O grupo é formado por 90 mulheres que se encontram para conversar e trabalhar há nove anos, e metade delas participou de oficinas do Sebrae MT. Nessas aulas, as bordadeiras aprenderam a necessidade de planejar a produção, escolher os materiais, reduzir desperdícios, formar preços e produzir para atender a demanda e as preferências do mercado.



“Muitas de nós tínhamos medo de desenhar, mas depois das oficinas, agora, todas desenhamos”, afirma Louriza Boabaid, uma das bordadeiras. “Para nós, bordado é diversão, arte e terapia em grupo. (...) Podemos e precisamos ter renda com nossos produtos”, diz.

Os bordados expostos em Chapada durante esta semana trazem frases baseadas na cultura e gastronomia cuiabanas, como “Pode comer na largura da boca”; “Tô até na orêia de cheio”; “Tô de cacho com a dona da cozinha”.

Fazem parte da coleção os produtos: pano (de preparo) de assunto; guardanapos; jogos americanos; toalhas de mesa; sacola; almofadas; bate-mão; puxa-saco; pegador de panelas; salva-camisa (babador de adulto); porta-travessa; cobre pão; porta-guardanapos; sachê de cozinha; porta-temperos; luva de cozinha; porta-óculos; capa para caderno de receitas; nécessaire; aventais; e outros.

Assim que passar o Chapada Gourmet, as bordadeiras vão focar no natal. Na nova coleção, vão produzir peças que mesclem o tema ‘natal’ com a fauna, flora, e natureza da Chapada dos Guimarães, informa Louriza. Os produtos ficam expostos de 4 a 7/11 das 14h às 21h.

Outras atrações


Além das bordadeiras, apresentam-se no Chapada Gourmet o grupo Chapada em Concerto, na praça Dom Wunibaldo, nos dias 4, 5 e 6 às 20h. Na sexta (6), também haverá apresentação do grupo de siriri Flor de Cambambe, do Distrito Água Fria.
Para saber mais sobre a programação, clique AQUI. Informações AQUI.


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet