Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Arte Sacra

Retratos de festas de santo em Mato Grosso ganham exposição em museu

Foto: Da Assessoria

Retratos de festas de santo em Mato Grosso ganham exposição em museu
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inaugura nesta quinta-feira (5), a partir das 20h, uma nova exposição. Desta vez, a fotografia assume o lugar das esculturas para revelar recortes da cultura popular, registros de algumas das mais importantes festas de santo realizadas no pantanal. O olhar particular é do fotógrafo e documentarista Mario Friedlander.

Leia mais:
Bienal no Palácio da Instrução é 'união da vanguarda e do histórico', afirma Secretário de Cultura; Lançamento aconteceu ontem
Cia Cena Onze interpreta clássico 'Romeu e Julieta' com clowns e fadas no enredo

Na abertura da exposição “Santos Pantaneiros”, o grupo Mascarados de Poconé se apresentará com dança folclórica. Com origem em tradições indígenas, africanas e européias, a dança executada pelo grupo é uma homenagem a dois santos: São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Ao todo 84 imagens formatadas em dois tamanhos diferentes compõem o projeto, dentre elas, um mosaico com 60 fotos que retratam os preparativos das festas religiosas e os costumes das populações tradicionais que seguem perpetuando a cultura ancestral. As fotografias podem ser conferidas até o dia 29 de novembro.

O fascínio pela temática, segundo Friedlander, é herança do sincretismo religioso adotado pelo pai. “Me atraí tanto pelo fato que meu pai era um judeu umbandista, tanto pela oportunidade de vivenciar experiências muito interessantes com comunidades e povos tradicionais”, destaca.

“Sempre me surpreendo nestes encontros. São tantos devotos, manifestações artísticas diferentes que alcançam o sobrenatural”, testemunha Mario. Ele ressalta ainda, que a presença nestes lugares e o conseqüente registro destas festas lhe exigem muito aprofundamento. “Interesso-me pelas origens, pesquiso, não me limito apenas ao registro”.

Dos 35 anos em que escolheu Mato Grosso como morada, ele calcula que 17 deles foram dedicados a estas viagens. Os registros fotográficos foram feitos nas festas de São Benedito, Divino, Santana, São João e São Gonçalo, São Pedro, Cavalhada de São Benedito, todas realizadas em Poconé, além de São Bento e nossa Senhora Aparecida de Rosário Oeste, festa de São Pedro da Comunidade de Joselândia e Santo Antônio da comunidade Maravilha de Poconé.

A diretora executiva do museu, Viviene Lozi, declara que as imagens revelam a tradição das celebrações festivas presentes na cultura popular brasileira. “O Governo de Mato Grosso e o Museu de Arte convidam o público, pois foi especialmente idealizada. Uma instalação denominada Arco da Iluminação, deve encantar o público”, garante.

Segundo Viviene, trata-se de uma réplica com elementos usados na cerimônia a exemplo das luminárias de cerâmica, um altar que estabelece o caráter precioso do costume regional das comunidades festeiras, além de uma sala repleta de bandeirolas, que costumam ser ícones da decoração destas festividades.

Arte e denúncia

Quem conferir a abertura da exposição tem ainda a oportunidade de ver outra mostra, a “Hemma Thomas”. Uma denúncia por meio da arte de um universo invisível aos olhos da sociedade, que se materializa em relatos diários de boletins de ocorrência e reportagens denunciando os horrores da violência doméstica. O acervo surrealista com comprometimento social pode ser visto até o dia 22 de novembro.

Serviço

Museu de Arte de Mato Grosso
Rua Barão de Melgaço (antiga Residência dos Governadores)
Visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet