Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

OBSERVATÓRIO

Maior e mais brilhante: cuiabanos poderão observar a “Superlua” no sábado

Foto: Matt Stamey/AP/The Gainesville Sun

Durante o Perigeu, a Lua ficará 14% maior e 30% mais brilhante

Durante o Perigeu, a Lua ficará 14% maior e 30% mais brilhante

Conhecida como Rainha da Noite, desde os tempos mais remotos o ser humano tem o costume de observar, estudar e até temer a lua. Seja relacionada à essência feminina, ao romance ou um mero satélite, ela esteve sempre presente no imaginário e na história da humanidade. No dia 23 de junho, esta mesma lua se encontrará maior e mais brilhante.

Comunicação colaborativa produzida por coletivos vai além dos noticiários da TV

O fenômeno é chamado Superlua e acontece quando a Lua Cheia está mais próxima da Terra, o período chamado Perigeu. Nesta ocasião, a Lua Cheia pode variar de tamanho aparente, parecendo estar 14% maior e 30% mais brilhante.

Representantes de coletivos de todo o país se reúnem na Casa das Redes; Olhar Conceito vai estar presente

O auge será por volta das 06h 32 (horário de Cuiabá) do domingo 23 de Junho. Entretanto poderá ser observado nas horas que antecedem. Justamente por isto, telescópios estarão a disposição do público a partir das 18 horas do sábado dia 22 na praça central do Bairro Morada do Ouro em Cuiabá.

“Resolvemos fazer um evento antes do fenômeno, pois no momento exato a Lua não estará sendo visível. Acreditamos que é muito melhor observar a lua no momento de sua aproximação do que no seu afastamento, por isto o evento será na noite de sábado (22) e não na noite de domingo (23), quando nosso satélite já estará se afastando”, comenta Eduardo Baldaci, presidente da Space – sociedade para o progresso da astronomia.

Em virtude da ausência de patrocinadores, o evento será apoiado por cada interessado, através de uma pequena doação de R$ 6,00, que dará direito a observação da Lua, do Planeta Saturno e a receber um lindo pôster colorido da Lua e suas crateras. Mais informações pela página do evento ou pelos telefones: 9968-6642 ou 9212-8935.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet