Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

teatro zulmira canavarros

História clássica de Ziraldo é apresentada em espetáculo de ballet nesta quinta e sexta

Foto: Reprodução

História clássica de Ziraldo é apresentada em espetáculo de ballet nesta quinta e sexta
Uma história clássica, obra de Ziraldo, será apresentada nesta quinta (3) e sexta (4) em forma de ballet clássico. A livre adaptação da peça “Bonequinha de Pano”, pelo Studio Plié, acontece no Teatro Zulmira Canavarros e conta a história de ‘Pitchula’, uma boneca feita de retalhos de tecido que foi esquecida por sua dona Leninha.

Leia mais:
Oficina para atores fala sobre teatro de rua e suas diversas possibilidades
Espaço une pesquisa, arte e qualidade de vida em aulas de dança e aeróbica e promete mais

Anos depois, a boneca acorda e, no primeiro ato do espetáculo, conta seu caso e de sua dona. Na segunda parte, no entanto, Leninha adulta volta ao sótão depois de um evento traumático.

“Nossa criação é coletiva e a gente tem uma identificação com o trabalho dele, especialmente no sentido de educar, de formar cultura; daí veio a ideia”, explica a bailarina e coreógrafa Carla Borges, diretora da peça. “Nossa linha de trabalho é a arte-educação, então o processo criativo começa desde a leitura do livro até chegar ao palco”, completa.

Mineira de Uberlândia, Carla iniciou seus estudos aos três anos de idade e não parou mais. Dedicada ao balé clássico, chegou a ser premiada no Festival de Dança do Triângulo Mineiro. Em 2000, a bailarina veio para Cuiabá e em 2009 passou a ensinar dança. No mesmo ano abriu o Studio Plié, cujo nome faz referência a um dos passos mais famosos do ballet. “Plié” significa ‘dobrar’ - a suave e contínua flexão dos joelhos.

“Bonequinha de pano” é o sétimo espetáculo produzido pelo Studio. Antes, a companhia montou “Se essa rua fosse minha”, “Quem dança um conto é feliz e ponto”, “Memórias da infância” – ‘com cheirinho da comida da vovó’ -, “Ou isto ou aquilo”, “Na corda bamba” e “Meu Mundo”.

O espetáculo tem direção teatral de Jeniffer Reis, cenografia de Fred Gustavo e Alexandre Cruz, figurino concebido por Gabriela Damin, confeccionado por Magna Moreira Santos e Vera Soares e participação de Fernanda Elisa, atriz convidada.

Serviço

“Bonequinha de Pano”, com a companhia de balé Studio Plié
Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Quando: Nesta quinta e sexta (dias 03 e 04), às 20h
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Ingressos na bilheteria do Teatro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet