Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

siriri

Grupo Flor Ribeirinha leva cultura mato-grossense ao programa 'Esquenta' neste domingo

Foto: Reprodução / Flor Ribeirinha

Grupo Flor Ribeirinha leva cultura mato-grossense ao programa 'Esquenta' neste domingo
O grupo de Siriri Flor Ribeirinha participa neste domingo (13) do programa Esquenta da Regina Casé, a partir do meio-dia (horário de Mato Grosso). O grupo recebeu o convite e seis casais foram gravar no Rio de Janeiro no início do mês de novembro.

Leia mais:
Tradição e Renovação marcam apresentação do grupo de siriri Flor do Cambambi em Chapada
Documentário feito por aluno da UFMT homenageia Cuiabá mostrando realidade do Cururu e Siriri

O tema do programa de domingo será ‘Stress’ e outras doenças psicológicas. Segundo o coreógrafo e tesoureiro do grupo, Avinner Augusto, eles falaram da dança como uma forma de aliviar os problemas do dia a dia: “Inclusive quando a Regina foi anunciar, ela disse ‘e para desestressar, vem aí o grupo Flor Ribeirinha”.

A produção do programa conheceu o grupo por meio de um cadastro na Fundação Nacional das Artes (Funarte). “Estávamos ensaiando o espetáculo Mandaia e apresentamos na UFMT durante o Encontro Nacional de Danças Populares, e o pesquisador do programa viu referências sobre o Flor Ribeirinha na sede da Funarte e entrou em contato”, contou Avinner. Daí para a gravação foi menos de uma semana.

A produção entrou em contato, o grupo mandou mais material e eles aprovaram. “Eles ligaram na sexta. Na segunda confirmaram, na quarta já viajamos para o Rio e na quinta gravamos. Sexta já estávamos de volta em Cuiabá”.

Avinner conta que a recepção foi calorosa: “Era pra gente fazer uma coreografia só, mas acabamos fazendo duas. A Regina nos recebeu muito bem”. Para ele, essa é mais uma grande oportunidade de mostrar a cultura mato-grossense: “A gente sempre luta pra divulgar a cultura do estado em todo o país e até fora do país. É um orgulho inserir o siriri no cenário cultural brasileiro. Mostrar o que tem em Mato Grosso e o trabalho que desenvolvemos”.

Apesar de já terem levado as apresentações para diversos países do mundo, estar em um programa em rede nacional importa: “Há duas semanas o tema foi o do boi garantido do Amazona, e depois que passou lá foi super reconhecido. É isso, ter reconhecimento da nossa cultura. Há pouco tempo vivíamos um momento histórico difícil, em que os jovens não se interessavam mais pela dança, pela cultura em geral. Agora isso mudou”, finaliza o coreógrafo.

O programa vai ao ar no próximo domingo (13), a partir das 12h na Rede Globo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet