Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

retrospectiva turística

Mato Grosso retomou obras de infraestrutura, iniciou construções e investiu em divulgação turística em 2015

Foto: Reprodução / José Medeiros

Mato Grosso retomou obras de infraestrutura, iniciou construções e investiu em divulgação turística em 2015
O ano foi produtivo para o turismo mato-grossense. Dez obras de infraestrutura foram retomadas pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), sendo que três já foram finalizadas, obras paradas há mais de dez anos recomeçaram, projetos foram reestruturados, e muito mais foi feito e planejado para ser realizado nos próximos anos do mandato do governo atual. Confira a ‘retrospectiva turística’ de Mato Grosso:

Leia mais:
Rio, Maceió e Fortaleza são destinos campeões no réveillon; pacotes sobem mais que 50% na última hora
Nova rota turística “Atacama-Pantanal” é apresentada por comitiva de Mato Grosso em reunião no Chile

Segundo a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foram concluídos o asfaltamento da MT-442 (liga a MT-351 ao Lago do Manso), a restauração e a revitalização da MT-060 (entre Nossa Senhora do Livramento e Poconé) e o asfaltamento de 37km entre Bom Jardim e Nobres. Na região, a Prodestur retomou 10 obras de infraestrutura turística que estavam paralisadas e iniciou outra no município de Nobres.

Além disso, a rodovia Transpantaneira teve as pontes de madeira trocadas por estruturas de aço e concreto. Já são seis, das 31 edificações, finalizadas e o Memorial Rondon está em fase de finalização e será entregue em fevereiro do próximo ano.

Em Poconé, foram reestruturados os projetos de revitalização e urbanização das avenidas Aníbal de Toledo, que liga a entrada da cidade à saída para o Pantanal. Nobres e Pontal do Araguaia também receberam projetos de reurbanização.

Em Barra do Garças, o Prodestur está construindo um Centro de Convenções com capacidade para 3,5 mil pessoas e revitalizando o Porto do Baé, na orla do Rio Garças.

O corredor do ecoturismo, que reúne os pólos do Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Vale do Rio Cuiabá e região do Araguaia, está recebendo as obras de infraestrutura. A Sedec e o trade turístico investiram, em 2015, na criação deste corredor e trouxeram 26 jornalistas especializados para a ‘Temporada Turística’, divulgando Mato Grosso por todo o Brasil.

Ainda com a ideia de incluir Mato Grosso na rota turística do Brasil, será retomada em 2016 a Feita Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), com a intenção de realizar negócios.

Durante 2015, a feira foi divulgada em vários eventos nacionais da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), como Expo Internacional de Turismo em São Paulo e o Festival de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul e internacional - a World Travel Market em Londres, o maior evento do setor de viagens do mundo.

Por fim, neste ano também foi feito o mapeamento dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso. No total, foram identificados 253 em todo o estado, conforme instruções do MTur/Metodologia de Hierarquização de Atrativos Turísticos adaptada da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet