Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

odisseia

Obras na Salgadeira são retomadas, mas podem parar por mais um ano se contrato for cancelado

Foto: Reprodução

Obras na Salgadeira são retomadas, mas podem parar por mais um ano se contrato for cancelado
As obras no Complexo da Salgadeira, localizado no km 45 da BR-251, foram retomadas pela empresa responsável após a mesma receber uma notificação de que o Governo do Estado entraria com uma rescisão contratual. O complexo turístico era um dos lugares preferidos dos cuiabanos e chapadenses para lazer e turismo, mas foi fechado em 2010 devido à degradação ambiental no local.

Leia mais:
Obras na salgadeira são retomadas e cachoeira deve estar aberta até dezembro
Governo faz lista de 12 cachoeiras em Mato Grosso para se conhecer nessas férias

Desde então, diversos prazos foram dados para a finalização das obras no complexo. No Governo Silval Barbosa, o então secretário da extinta Secretaria de Estado de Turismo (Sedjur), Jairo Pradela, chegou a afirmar que a Salgadeira deveria estar aberta para a Copa do Mundo, e que isto era uma determinação do governo Silval.

No ano de 2015, a obra foi retomada no mês de junho. A empresa responsável, no entanto, pediu um adicional de 1,9 milhão, que foi negado pelo governo. “Depois que negamos o pagamento do aditivo eles pararam a obra. Decidimos, então, mandar uma notificação de cancelamento”, explicou o Secretário Adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Luiz Carlos Nigro, em entrevista ao Olhar Conceito.


Luiz Carlos Nigro (Foto: Reprodução)

Depois que a empresa recebeu o aviso, no entanto, tinham 15 dias para elaborar uma defesa. Neste meio tempo, eles retomaram as obras. “Eu fui lá na sexta-feira e encontrei 23 homens trabalhando”, contou o Secretário. Atualmente, a defesa da empresa foi protocolada e está na Secretaria de Estado de Cidades (Secid) para avaliação. “Precisamos esperar o fiscal voltar de férias para avaliar a obra e dar permissão para que a empresa continue. Só assim poderemos dar um prazo para finalização”, explicou Nigro. O fiscal volta a trabalhar no dia 23 de janeiro.

Apesar dos problemas causados pela responsável pela obra, a Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais, Nigro avalia que um cancelamento seria prejudicial para todos: “Tanto para a empresa quanto para nós e para a população, pois para cancelar e conseguir retomar novamente com outra empresa seria necessário no mínimo um ano”, afirmou.

População incomodada

Enquanto o governo e a empresa responsável decidem o que fazer, a população reclama e muitos continuam visitando o complexo mesmo sem autorização (como pode ser visto AQUI)

Como forma de protesto, o ex-vereador Ralf Leite publicou em sua página no Facebook, no último dia 4 de janeiro, um vídeo que mostra a Salgadeira antes (quando em funcionamento) e depois. No final do vídeo, ele pede à população que se junte a ele nesta causa. Atualmente, o vídeo tem 1000 curtidas, mais de oito mil compartilhamentos e 170 comentários. No total, foram mais de 155 mil visualizações.

O ex-vereador afirmou que “o objetivo do vídeo é chamamento da sociedade para cobrar o setor público, manifestando através das redes sociais. A salgadeira está abandoada há anos!”, afirmou. Apesar de saber do amor dos cuiabanos pelo complexo turístico, ele não esperava essa repercussão: “Não sabia que tomaria essa proporção, fui procurado até por ambientalista de fora do estado através da rede social manifestando apoio. A salgadeira é interesse de grande parte da sociedade, somos uma das capitais mais calorosas do Brasil, a situação do mundo esta desconfortável, o único lazer de muitos era a salgadeira que hoje esta abandoada”, disse.

Assista ao vídeo:

 

04/01/2015 MEU ANIVERSARIO, AMIGOS (A) SEM DÚVIDAS O MEU MAIOR PRESENTE,SERIA VOCÊ ASSISTIR E COMPARTILHAR ESTE VÍDEO EM PROL DA NOSSA SALGADEIRA,DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO, COMPARTILHE.

Posted by Ralf Leite on Saturday, January 3, 2015


A Salgadeira fica a 65km de Cuiabá e o projeto foi orçado em 6,3 milhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet