Imprimir

Notícias / Tecnologia

Fan Page 'Buracos MT' concorre a prêmio nacional como melhor rede social de 'cotidiano'

Da Redação - Isabela Mercuri

São mais de dez mil pessoas que curtem a Fan Page ‘Buracos MT’ e que se revoltam, todos os dias, há quase cinco anos, com a falta de infra-estrutura nas ruas cuiabanas. Atualmente, a ideia de criar um local para denunciar o descaso com a população via Facebook concorre em uma premiação nacional do site ‘Top Blog’, junto à outra página do mesmo mato-grossense, a “Vá nesta direção”.

Leia mais:
Bloqueio do WhatsApp gera memes e tweets e lamentações tomam conta da internet
Associação Brasileira de Publicidade chega a MT e promete projetar a propaganda do estado a nível nacional

O idealizador das duas é o web designer Wagner Rosati. Em 2011, ele criou a ‘Buracos MT’ com um foco pessoal: “Eu queria denunciar os buracos que eu via pela cidade, era algo pessoal mesmo. Pensei em criar um site, mas como dava muito trabalho foquei na Fan Page. E de repente as pessoas começaram a se identificar, e no dia seguinte já tinham 50 curtidas”, contou Wagner ao Olhar Conceito.

A Fan Page se tornou colaborativa, e começou a receber via inbox e email fotos de outros buracos. No começo, uma por semana. Atualmente, são no mínimo duas denúncias por dia. “Já teve caso de pessoas que denunciaram um problema, e depois voltaram na página para agradecer porque tinham resolvido o problema. Mas eu não posso dizer que a Buracos MT que foi responsável por isso, não tenho esse controle”, afirma o criador.

Vá nessa direção

Dois anos depois de ter criado a primeira Fan Page, Wagner teve uma nova ideia e abriu a “Vá nessa direção”. Inicialmente, ele ia fazer somente uma campanha de conscientização no trânsito dentro da Buracos MT, mas a ideia cresceu: “Percebi que era uma proposta diferente e decidi fazer outra. Foi um pouco antes da Copa e a cidade estava cheia de obras. Então criei a página com dicas de trânsito. Hoje em dia eu pego leis do trânsito e coloco em imagens, que ficam mais fáceis de serem entendidas”, explica.

Como a página não é focada em Mato Grosso, as curtidas vêm de todos os cantos do país. Wagner conta que até mesmo auto-escolas de Manaus e do Rio de Janeiro compartilham seus posts.

Tanto a Vá Nessa Direção quanto a Buracos MT já estão na segunda fase de votações da Top Blog, na categoria ‘Social’. A buracos pela editoria ‘Comportamento e Cotidiano’ e a 'Vá nesta direção' pela editoria 'Educação', e podem vencer nas categorias Júri Popular (voto do público) ou Júri Técnico. Os três primeiros colocados de cada categoria e editoria, em cada júri, ganharão os seguintes prêmios:

Top 1 – 12 mil pontos multiplus, bradge digital, certificado e troféu
Top 2 – 6 mil pontos multiplus, bradge digital, certificado e trofeu
Top 3 – 3 mil pontos multiplus, bradge digital, certificado e troféu

Para ajudar as páginas é preciso votar AQUI e AQUI. 
Imprimir