Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista plástico ensina técnicas de luz e sombra em desenho no Palácio da Instrução

Da Redação - Naiara Leonor

Imagine materializar em luz e sombra um pensamento. Pois é isso que pretende ensinar o artista plástico Elias Paula em sua oficina “Introdução de luz e sombra no desenho”, a partir desta quinta-feira (25), no Auditório do Palácio da Instrução. Com inscrições abertas e limitadas a 15 pessoas, a oficina é parte da extensa programação da exposição “Irigaray Arte Cidade”.

Leia mais:
Sinopense se une a estudantes de engenharia da UFSC para competir em desafio e poder passar sete dias na Europa
Vencedor do Prêmio MT de literatura lança livro adaptando lenda indígena à ficção

Como a proposta de toda a programação das oficinas é promover a interação de público e artistas, Elias de Paula vai repassar seus conhecimentos aos alunos interessados em se aprofundar na técnica do desenho em uma construção gradual de conhecimento e desconstrução de limites alinhados. “Cada um dos presentes vai desenvolver um desenho ao tempo em que vou revelando como fazer as linhas e eliminá-las com luz e sombra”, explica.

Das 14 às 17 horas, ele ministra a oficina “Introdução de luz e sombra no desenho”, com vagas gratuitas e limitadas a 15 pessoas, que será desenvolvida no Auditório do Palácio da Instrução, onde segue em cartaz a mostra que homenageia Clovis Irigaray.

Logo depois da oficina, um novo momento de comunhão acontece com mais uma edição do Ciclo de Bate-papo Arte Contemporânea: Diálogo com a Cidade, a partir das 19h30, na qual os presentes são chamados a discutir a relação entre a produção artística e com o ambiente em que os cidadãos se relacionam.

Nesta edição sob mediação de Elias de Paula, são convidados o ator Ivan Belém, o diretor teatral Carlos Roberto Ferreira, o ator Vital Siqueira e o professor de artes, Jeferson Bertoloti. Cada um deles relata também sua experiência. No encontro anterior, os convidados Habel dy Anjos e Margarete Xavier, falaram sobre a necessidade da inserção da arte no cotidiano escolar e vislumbraram estratégias para superar os obstáculos. Irigaray também esteve entre os presentes.

Para participar
As inscrições para a oficina de Elias de Paula e as próximas, estão abertas e podem ser realizadas via internet AQUI ou ainda, pelo telefone 3025 3221, do Museu de Arte de Mato Grosso, que realiza o evento em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Demais oficinas

No dia 10 de março, é a vez do fotógrafo Rai Reis. Já no dia 17, o artista Babu SeteOito, reconhecido pelas inúmeras intervenções a céu aberto na cidade, ensina os participantes a produzir obras em stencil.

Dia 23 de março, o chapadense Renato Campello, explora as técnicas de desenho, tão amplamente exploradas em suas obras que retratam paisagens do Cerrado mato-grossense.

No dia 6 de abril, Luís Segadas trata da reutilização de objetos recicláveis na produção de obras artísticas, em “Coletas”.

Por fim, em 14 de abril, o inventivo fotógrafo, Heitor Magno, trata de “Imagens Poéticas”. Reconhecido internacionalmente, Heitor revela seu processo criativo ao se empenhar em obras surrealistas que se baseiam na fotografia e na sobreposição de imagens.

Confira programação completa:

"Luz e Sombra" com Elias de Paula - 25/02 (Quinta-Feira) / das 14h às 17h / 15 vagas

"Retrato de Cuiabá" com Rai Reis - 10/03 (Quinta-feira) / das 14h às 17h / 20 vagas

"Stencil Art" com Babu Seteoito - 17/03 (Quinta-Feira) / das 14h às 17h / 15 vagas

"Técnicas de Desenho" com Renato Campello - 23/03 (Quarta-Feira) / das 14h às 17h / 15 vagas

"Coletas" com Luís Segadas - 06/04 (Quarta-Feira) / das 14h às 18h / 20 vagas

"Imagens Poéticas" com Heitor Magno - 14/04 (Quinta-feira) / das 14h às 17h / 15 vagas

As inscrições podem ser feitas via internet AQUI ou ainda pelo telefone (65) 3025-3221

Todas oficinas serão ministradas no auditório do Palácio da Instrução, localizado na Rua Antônio Maria, 151, Centro, Cuiabá-MT.
Imprimir