Imprimir

Notícias / Política Cultural

Mestres da cultura popular de Mato Grosso podem ser conteplados com prêmio em dinheiro

Da Redação - Lidiane Barros

De cultura popular riquíssima, Mato Grosso possui vários mestres que se dedicam a perpetuar a cultura local e que devem honrados. A 4ª edição do Prêmio Culturas Populares é um dos instrumentos para que isso aconteça, já que na maioria das vezes, essas pessoas têm origens humildes e são pouco remunerados. Realmente é o amor à arte que os move. O investimento do Ministério da Cultura é de R$ 5 milhões.

Caravana Pixaim volta à ativa em 2013 e vai circular por 23 cidades de Mato Grosso

Para garantir melhores condições de vida para essas pessoas é que foi criado este edital que segue com inscrições abertas até o dia 5 de julho. Ao todo, 170 prêmios serão distribuídos aos mestres, 19 para grupos ou comunidades e 10 a mestres in memoriam, de todo o Brasil, conforme o edital do Minc, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Dos 54 artistas mato-grossenses que participaram em edições anteriores, três foram premiados.

Mato Grosso conquistou um prêmio na Música Popular com o saudoso Caetano Ribeiro dos Santos, mestre da viola de cocho, falecido no ano passado. Também com Apresentações Folclórica de Danças de Siriri, pelo Grupo de Siriri Passo Miudinho e com o Giramundá - Congo de Nossa Senhora do Livramento.

O Prêmio

O Prêmio Culturas Populares foi instituído pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) no ano de 2007, como forma de reconhecer a atuação exemplar de Mestres e de Grupos/Comunidades praticantes de expressões das culturas populares brasileiras, fortalecendo as expressões ao mesmo tempo em que identifica, valoriza e dá visibilidade às atividades culturais protagonizadas por Mestres e Grupos/Comunidades com ênfases na estratégia de preservação de suas identidades culturais. O Prêmio já teve três edições, somando 695 iniciativas premiadas em todo o país com um investimento total de R$ 6,9 milhões.
Imprimir