Imprimir

Notícias / Música

Com tiros, bacamarteiros homenageiam São João em Caruaru

Terra

Pela legislação de Caruaru, em Pernambuco, o último domingo de junho é
reservado para celebrar o Dia do Bacamarteiro. Entretanto, o ponto alto das comemorações ocorre, já há vários anos, no Dia de São João, data esta em que o número de foliões presentes na cidade costuma ser redobrado. Pois bem, para não fugir à regra, o tradicional desfile dos batalhões de bacamarteiros foi realizado na tarde desta segunda-feira, 24, em algumas ruas de Caruaru.

Antes disso, o estádio Luiz Lacerda, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau, acabou sendo palco de uma extensa salva de tiros realizada por 30 grupos de bacamarteiros. Ao todo, 700 integrantes rumaram em seguida até o polo da Estação Ferroviária, no centro de Caruaru, onde foram condecorados com medalhas de honra ao mérito.

Durante a apresentação, o bacamarteiro Reginaldo Oliveira, de 67 anos,
comentou sobre a importância de se preservar a tradição do desfile: “Faço parte do batalhão 333 desde os 10 anos, e fico muito feliz em poder ver todas essas pessoas assistindo a nossa apresentação”.

O ato de condecoração se tornou quase que obrigatório em Caruaru para
relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Segundo os historiadores, os grupos davam tiros de bacamarte diante das igrejas para comemorar o retorno dos soldados para casa.
Imprimir