Imprimir

Notícias / Gastronomia

Tropycalle traz na história tradição familiar e receita que passa por gerações

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Inaugurada em Cuiabá no ano de 1.990, a sorveteria Tropycalle já consolidou uma longa trajetória na capital mato-grossense. Porém, seus sorvetes trazem muito mais na história, são fruto de longa tradição familiar e resultado de uma receita que já está em sua terceira geração.

Francisco Kleber de Albuquerque, proprietário da Tropycalle, conta que a receita do sorvete foi criada por seu avô, José de Albuquerque, no Piauí. Depois foi levada para o Ceará, terra natal de Francisco, onde seu pai também a desenvolveu.

Mirante das Águas alia sabores tradicionais da comida regional a criações exclusivas

E Francisco acabou vindo para Mato Grosso. Décadas depois, a receita já passou por algumas adaptações, mas a base e as proporções de leite e polpa de frutas continuam as mesmas criadas por seu avô.

Além disso, Francisco tem diversos parentes por vários estados do Nordeste que também seguiram no ramo de sorveteria. Assim não dá para duvidar que a receita do Seu José seja sucesso.

Tapas: um tour pela gastronomia espanhola em pequenas porções

Aqui na Tropycalle, em Cuiabá, a história começou na Avenida Isaac Póvoas, esquina com a Rua São Sebastião, onde a sorveteria permaneceu por 20 anos. Em 2010 fechou e, em julho de 2012, reabriu as portas no atual endereço, na Rua Barão de Melgaço, com o mesmo sorvete artesanal de sempre.

Francisco destaca algumas novidades, como as promoções. Durante a semana, o milkshake de 500 ml sai por R$ 4,50. Aos sábados e domingos o pote de 1 Kg de sorvete sai por apenhas R$ 9,90.

O sorveteiro também se anima ao falar do sorvete de limão da casa. Segundo ele, a receita já fez tanto sucesso a ponto de uma das maiores marcas de sorvetes do país já ter ido atrás do pai dele com proposta de comprar a fórmula.

Segundo ele, o segredo é que eles conseguem fazer um sorvete misturando suco natural de limão e leite. “Esse é o único segredo, mas é difícil conseguir um resultado bom, sem talhar o leite, por isso que na maioria das sorveterias os sorvetes cítricos são à base de água”, comenta Francisco.

A Tropycalle também conta com sorvete sem lactose, à base de leite de soja, para quem tem alergia ou intolerância a leite, outro diferencial.

A sorveteria conta com quase 40 sabores no cardápio, a maioria com polpa natural de frutas. O cliente pode optar pela casquinha, cascão, sorvete por quilo ou ainda as tradicionais taças – sundae, banana split, milkshake - além de potes para levar para casa.

A Tropycalle está localizada na Rua Barão de Melgaço, 2007, Porto, próximo ao supermercado Comper. Contato e informações: 3622-2753.
Imprimir