Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Clássico teatral norueguês repassa bilheteria para 7 entidades filantrópicas de Cuiabá e Várzea Grande

Da Redação - Naiara Leonor

Quatorze personagens, um ator e uma plateia inteira em prol de sete entidades filantrópicas de duas cidades de Mato Grosso. Números significativos sobre a proposta do Teatro Mosaico, de repassar a bilheteria do espetáculo “Peer Gynt – O Imperador de Si Mesmo” em gesto de solidariedade e cidadania, para entidades beneficentes de Cuiabá e Várzea Grande. Com duas apresentações já realizadas, o grupo ainda se apresenta na próxima quinta (28), sexta (29), sábado (30) e domingo (1º de maio), no Teatro Zulmira Canavarros, sempre às 20h, classificação indicativa livre.

Leia mais:

- Advogado e imortal da AML lança trilogia poética no Museu Histórico de Mato Grosso

- Ganha Tempo oferece programação especial ao público

O espetáculo em questão trata-se de um clássico teatral norueguês de Henrik Ibsen, que conta a história do aventureiro e sonhador que nomeia a peça. A trama, capaz de arrancar risos, suspiros e despertar tantas outras emoções na plateia, é encenada apenas pelo ator Sandro Lucose, que tem o desafio de fazer as mudanças de 14 personagens, bem como de seus figurinos e adereços, diante dos olhos do espectador, além de “contracenar” com elementos cênicos, que também ganham vida.

Esta versão de Peer Gynt foi baseada na versão brasileira de Léo Gilson Ribeiro (1970) e é uma releitura, que adapta o texto para que ele seja interpretado por um único ator. Essa adaptação enxugou o enredo, concentrando a ação dramática nos 14 principais personagens da trama, sem deixar de lado as discussões mais relevantes da peça, principalmente pelo aspecto universal da dramaturgia de Ibsen.

Duas entidades já se beneficiaram das bilheterias do último sábado (23) e domingo (24): Associação dos Amigos da Criança com Câncer e a Fundação Nova Suíça, respectivamente. Na quinta-feira, quem receberá a arrecadação da bilheteria será o Lar de Amparo Espiritual Eurípedes Barsanulfo, na sexta (29) as Obras Sociais Wantuil de Freitas, no sábado (30) a Casa Transitória Irmã Dulce e a Sociedade Espírita Recanto Fraterno, enquanto a Casa Caminho do Redentor receberá a bilheteria de domingo.

Os ingressos custam R$30 (inteiro) e R$15 (meio) e quanto maior a plateia, maior a solidariedade. A ação realizada pela parceria entre o Teatro Mosaico e as entidades beneficiadas também conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que cedeu gentilmente o teatro, veículos de comunicação na divulgação e profissionais voluntários.

Equipe de criação
Concepção de Encenação e interpretação: Sandro Lucose
Trilha Sonora: Edvard Grieg
Iluminação: Lourivaldo Rodrigues

Ficha Técnica
Operação de Áudio: Natália Oliveira
Operação de Luz: Lourivaldo Rodrigues
Confecção de Figurinos: Yolanda Silveira
Produção Executiva: Sandro Lucose
Fotos: Protásio de Morais/Latitude filmes
Tradução: Léo Gilson Ribeiro (baseado na obra)
Assessoria de Comunicação: Priscila Mendes e Anderson Pinho

Ingressos antecipados
Associação dos Amigos da Criança com Câncer: (65) 9918-4280 / 3025-0800
Fundação Nova Suíça: (65) 8153-0016
Lar de Amparo Espiritual Eurípedes Barsanulfo: (65) 9232-6829
Obras Sociais Wantuil de Freitas: (65) 8114-9900
Casa Transitória Irmã Dulce: (65) 9644-6067
Sociedade Espírita Recanto Fraterno: (65) 3663-3520 / 8458-1282
Casa Caminho do Redentor: (65) 9958-7086
Imprimir