Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Conferência de cultura egípcia traz lenda da dança do ventre e discute empoderamento das bailarinas

Da Redação - Isabela Mercuri

A primeira Conferência Mato-Grossense de Arte e Cultura Egípcia acontece em Cuiabá no próximo final de semana (21 e 22). Sob o tema “O empoderamento da mulher através da dança”, o evento traz mesas redondas para discussão, palestras, apresentações de projetos, bazar de produtos egípcios, apresentações artísticas e workshop com a mestre de dança oriental Raqia Hassan.

Leia mais:
Evento de dança em MT terá seleção de crianças e adolescentes para o Bolshoi de SC

Raqia é considerada uma lenda viva da dança egípcia, e trabalha na preservação deste estilo de dança. A bailarina começou sua carreira aos 16 anos de idade, e hoje organiza o maior festival de dança do ventre do mundo, "Arlan Wa Sahlan", no Cairo.


Anastasia Biserova se apresenta no Ahlan Wa Sahlan de 2015

Realizada pela Companhia de Dança Najmah Al Nureen e a BPW, Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Mato Grosso, a Conferência tem como objetivo apresentar a arte e cultura egípcia ao povo cuiabano e, também, promover os direitos da mulher enquanto dançarina e, em especial, enquanto dançarina oriental. De acordo com a assessoria, a necessidade de promover os direitos da mulher nasceu da constatação do preconceito dispensado à profissão de bailarina.

Participam do evento, junto a Raqia, o egípcio Magdy Basha e a bailarina carioca Luciana Midlej. No sábado (21) e domingo (22), o evento tem entrada franca a partir das 9h, workshop pago com Raqia às 14h e apresentações artísticas às 20h (ingressos antecipados a R$40). A Conferência acontece no Teatro da UFMT. Mais informações pelos telefones: (65) 8113-4340 e (65) 9916-4521.
Imprimir