Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Circula MT leva Dom Quixote ao Pantanal e Cidade dos Outros à aldeia Xavante Weverá

Da Redação - Isabela Mercuri

O Circula MT leva mais dois espetáculos para o interior do estado nesta quarta-feira (1). Dom Quixote viaja para Poconé enquanto ‘Cidade dos Outros’ vai para Barra do Garças e para a comunidade Xavante Weverá.

Leia mais:
Festival de dança une grupos de sete categorias em apresentação neste sábado

Em Poconé, a apresentação será do grupo Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), e, além disso, haverá o projeto ‘Quixoteando por Mato Grosso’, que vai oferecer oficina teatral para adolescentes e jovens da cidade.

Com direção do português Horário Manuel, a peça foi montada em 2008 e conta a história do fidalgo que sai em busca de aventuras. Com uma montagem que trás diversos elementos contemporâneos, o Quixote chega aos nossos tempos.

Para Ronaldo Adriano, ator e diretor do TEAF, o projeto ‘Quixoteando por Mato Grosso’ teve cada vez mais possibilidades com a aprovação no Circula MT. “Fazer a peça no nosso Estado, sair quixoteando por aí, é muito motivador. Ainda mais se considerarmos que das quatro cidades, apenas em uma já tivemos a oportunidade de apresentar a peça. Além das apresentações para estudantes e comunidade em geral iremos ministrar oficinas e com isso poderemos contribuir com a formação de artistas locais. O Circula MT é muito importante porque prioriza a diversificação da produção artística. A arte precisa circular, precisa ser acessível ao público e o projeto torna isso possível”, afirma. A peça será apresentada no Sesc Arsenal na quarta às 19h30, e na quinta (2), às 9h.

Já o ‘Cidade dos Outros’, depois de ser exibido na comunidade quilombola de Vão Grande, viaja para Barra do Garças e estará às 20h desta quarta-feira (1) na Arena do Porto do Baé. Falando sobre dois personagens famintos que passam o tempo fazendo planos para gastar os ‘milhões’ que ganhariam na loteria, a peça revela à plateia uma história melancólica.

Ainda nesta semana, as atrizes chegam à aldeia Wederá, na terra xavante Pimentel Barbosa, Canarana. “Escolhemos circular por aldeias, glebas, e quilombos para levar o espetáculo para lugares que a gente nunca pode que ir, a lugares que um espetáculo nunca vai. O ‘Cidade dos Outros’ tem essa particularidade de não depender da iluminação cênica do teatro, ele é praticamente portátil, pode ir para qualquer lugar. A gente tinha essa vontade de levá-lo a lugares que necessitam desse aparato cênico, mas que pouco são contemplados com experiência”, revela Juliana Capilé.

Serviço

Quarta (1): Dom Quixote
Onde: Salão Social do Centro de Atividades de Poconé – CAP/ Sesc Pantanal.
Quando: 01/06 às 19:30hs

Quinta (2): Dom Quixote
às 09:00hs
Ingresso: Gratuito
Oficina de Teatro: 01/06 das 08:00 às 12:00hs

Quarta (1): Cidade dos Outros
Arena Porto do Baé
Horário: 20h





Imprimir