Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Cirurgias do aparelho digestivo serão transmitidas em tempo real em evento nesta quinta

Da Redação - Isabela Mercuri

Cirurgias do aparelho digestivo foram transmitidas em tempo real nesta quinta-feira (2), durante o encontro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal. Os procedimentos foram realizados no Hospital Santa Rosa.

Leia mais:

Após revolta com caso em Cuiabá, projeto de Lei pode obrigar hospitais a ter sala adequada para parto humanizado

Já no primeiro dia do encontro, foram realizados quatro grandes procedimentos cirúrgicos: duas colectomias (procedimento para retirada parcial ou total do intestino grosso), uma gastrectomia (remoção parcial ou total do estômago) e uma esofagectomia (remoção parcial ou total do esôfago). Cada cirurgia durou em média de três a quatro horas.

Todas as cirurgias foram comentadas pelos maiores especialistas brasileiros em aparelho digestivo. Para Cervantes Caporossi, diretor médico do Santa Rosa, a unidade assume um papel relevante para o desenvolvimento cientifico quando disponibiliza seu corpo clínico para esses procedimentos, voltados à concretização de avanços no combate e prevenção ao câncer do intestino.

Os debates tiveram a participação de profissionais, médicos residentes, estudantes, pesquisadores, laboratórios e interessados. Um dos principais nomes é o da professora Doutora Angelita Gama, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e uma das mais renomadas cirurgiãs da Medicina Brasileira.

A cerimonia social de abertura do evento será às 20h, com palestra magna da Drª Angelita Habr Gama, no Auditório das Flores, Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Imprimir