Imprimir

Notícias / Artes visuais

Página da OAB é denunciada após anunciar que abrigará exposição com modelos nuas; órgão mantém decisão

Da Redação - Isabela Mercuri

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) publicou, na noite da última segunda-feira (13), uma nota afirmando que vai abrigar a exposição “Cinco Elementos do Cerrado”, do fotógrafo Tchélo Figueiredo. Horas após o post no Facebook, no entanto, a página foi denunciada e o texto foi apagado pela própria rede social. A OAB/MT mantém a decisão, e as fotos serão expostas a partir da próxima semana.

Leia mais:

Exposição fotográfica que une o nu feminino com elementos do cerrado é censurada e retirada do Goiabeiras Shopping

“Cinco Elementos do Cerrado” é uma exposição fotográfica que une corpos nus femininos às paisagens do bioma mato-grossense. Desde o dia 1° de junho, ela estava no primeiro piso do Goiabeiras Shopping, mas foi retirada na madrugada da última segunda-feira (13) após diversas denúncias e uma “pressão” de um sargento da Polícia Militar. De acordo com o fotógrafo, o shopping cedeu para não ter problemas judiciais.

A OAB, então, se solidarizou com a causa, e afirmando ser à favor da liberdade de expressão, disse que abriria as portas para a exposição. Veja a nota na íntegra:

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido”. Assim como Clarice Lispector, a OAB-MT defende a livre manifestação de pensamento.

Pois, liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, ARTÍSTICA, científica e de comunicação, sem censura!

Não é razoável a censura. A censura não tem respaldo moral. Garantir a liberdade de expressão é a melhor forma de garantir à sociedade um elemento básico de democracia.

É por esse motivo que a OAB-MT abre suas portas para receber a exposição “Os cinco elementos do cerrado” do fotógrafo Tchélo Figueiredo, na galeria Silva Freire. Somos a favor da liberdade de expressão!

Logo mais, disponibilizaremos as informações referentes à exposição! #oabmt #cultura #liberdadeartistica #liberdadedeexpressao



De acordo com a assessoria da OAB-MT, a data e outras informações sobre a exposição serão definidas na tarde desta terça (14), mas já é certo que ela será na próxima semana.

Na última segunda (13), a censura às fotos causou furor nas redes sociais, com diversos comentários contra e a favor da retirada.

A OAB/MT enviou uma nota de esclarecimento após sua página do Facebook ficar fora do ar. Leia a íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Infelizmente, nossa página ficou fora do ar por um período devido a uma denúncia de conteúdo impróprio. A mesma censura que impediu um artista de se manifestar em um local público, tentou nos impedir de seguir adiante na defesa do direito à livre manifestação do pensamento. Não podemos admitir, como advogados da sociedade que somos, o cerceamento de uma garantia fundamental basilar do nosso processo de redemocratização, a liberdade de expressão.

É motivo de repúdio que, quando saímos em defesa dessa garantia fundamental, acolhendo uma manifestação artística legítima, que exalta a cultura da nossa terra, sejamos censurados por uma minoria.

Foi pelo direito de pensar, agir de acordo com esse pensamento e discutir livremente sobre ele que a luta pela democracia tomou as ruas e, no processo de redemocratização, passamos a nos pautar por uma Constituição Federal que assegurou a cada cidadão brasileiro a livre manifestação do pensamento como garantia fundamental.

A OAB-MT não se furtou e não se furtará de exercer seu papel de advogada da sociedade. Quando a Ordem fala, agrada uns e desagrada outros, mas quando a Ordem se cala, desagrada a todos!

Não vamos nos calar e também não vamos assistir calados àqueles que querem minar as nossas vozes. Vamos, mais do que nunca, falar em defesa dos nossos direitos.

É em nome da Constituição Federal, é pelo nosso dever legal de defesa dos direitos da sociedade, é pelo progresso e pelo bem social, que nossa defesa é pela liberdade de expressão.

LEONARDO CAMPOS
PRESIDENTE DA OAB-MT

Atualizada às 10h28

Imprimir