Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Curso de especialização em artes dramáticas promete “transformar o mundo” na cabeça de quem participar

Da Redação - Ronaldo Pacheco

O melhoramento em diferentes áreas da vida, a partir da ampliação dos conhecimentos da interpretação, é o que promete o Curso de Pós-Graduação – Especialização no Desenvolvimento Expressivo através da Expressão Dramática, oferecido pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e a PósGrado.

As inscrições estão abertas e podem atender profissionais com nível superior em quase todas as áreas, como em Educação, Jornalismo, Psicologia, Artes, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Estudos Sociais. Também estão abertas às demais áreas de conhecimento que queiram desenvolver e/ou aprimorar suas habilidades pessoais e competências profissionais. É possível a inscrição de alunos que estejam cursando o último semestre da universidade.

Leia Mais:
Alunos da Univag oferecem oficinas gratuita de comida japonesa, maquiagem, massagem e mais

O curso tem por objetivo potencializar a capacidade produtiva do profissional desenvolvendo sua forma expressiva, através de práticas que suscitam o lúdico; contribuindo desta maneira em sua maior eficiência como ser produtivo, em qualquer que seja sua área de atuação, e, além de aprimorar a percepção de sua capacidade criativa, instrumentaliza os profissionais da área de ensino com abordagens didáticas onde o lúdico torna-se um veículo maior.

“Os cursos de pós-graduação são extremamente importantes para consolidar o papel acadêmico da universidade. A arte está presente na sociedade e nas profissões que são exercidas nos diferentes ramos de atividades; o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz parte do seu desenvolvimento profissional”, afirma o professor Paulo Fábio, ator formado pela UNIC.

A professora Sandra Turequi, formada em pedagogia, enfatiza que “a arte na educação propicia o desenvolvimento do pensamento crítico e artístico, caracterizando um modo peculiar de dar sentido às experiências pessoais: assim o indivíduo amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação”, justificou Turequi.

Com um pensamento fundado na atualidade da Pós Graduação, o professor Sérgio Sampaio, arquiteto, mestre em Artes Cênicas e Coaching argumenta que a arte é o perceber da vida. “O ensino das artes tende a revelar a dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura denota o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade”, pontuou Sampaio.

As disciplinas que comportarão a Pós-Graduação são: Oficina de Expressão Dramática; Pedagogia da Expressão Dramática; O Desenvolvimento no Universo Lúdico; Expressão, Corpo e Movimento; O Folclore; Ritmo e Harmonia; Teatro Aplicado a Educação; Didática Criativa – Conceituação; Elementos Estéticos da Linguagem e História das Artes; Criação de projetos para o Desenvolvimento Lúdico; Semiótica e Contextualização na Abordagem Lúdica; O Belo – Intervenção e Ruptura; Projeto e Execução Artística (Trabalho de Conclusão); Oficinas de Orientações do Trabalho; e Seminário. Com uma carga de 430 horas/aula. Com duração de 18 meses.

O curso será realizado na Avenida Carmindo de Campos, 146, Centro Caminho da Construção, Sala 14, Bairro Jardim Petrópolis, Cuiabá-MT.

Serviço

(65) 3028-4020 – POSGRADO
Sérgio Sampaio (65) 98153-8278
Paulo Fabio (65) 99213-5153
Sandra Turequi (65) 99806-8860

facebook.com/desenvolvimentoexpressivo

Imprimir