Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

'Queima do Alho' acontece neste sábado em haras de Chapada com cavalgada e almoço rural

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma experiência diferente é o que quem procurar o Haras da Brisa terá neste sábado (23). Aberto ao público há pouco mais de dois anos, o haras realiza uma cavalgada e a tradicional ‘Queima do Alho’ para amigos e convidados.

Leia mais:

Cavalgada turística é opção para quem quer se aproximar da natureza em Chapada dos Guimarães

A ideia é sair cavalgando do local, que fica na Rodovia Emanuel Pinheiro, km 54, e ir até a cidade de Chapada dos Guimarães. De lá, o percurso continua pelo Chapada Aventura até o Vale da Benção, onde será o almoço. No cardápio, comida tradicional da fazenda: Costela bovina.

De acordo com Gabrielle Andrade, a ‘queima do alho’ é uma tradição boiadeira e acontece por todo o país. No entanto, esta é a primeira vez que é realizada pelo Haras da Brisa, em parceria com o Sítio Monjolinho e outros colegas de Chapada, que também têm mulas, os chamados ‘muladeiros’.


Cavalgada neste sábado (23) terá cerca de 20 km

Para participar da cavalgada e apreciar o almoço, o preço é R$110. A bebida não está inclusa e é preciso agendar previamente via telefone (65) 9999-1973 (também WhatsApp).

O Haras


O Haras da brisa existe há mais de vinte anos. Criado por Edson Andrade, foi idealizado para atividades de equoterapia. Por este motivo, recebe todas as segundas-feiras alunos da APAE e tem também atividades especiais dedicadas a crianças autistas.

Além disso, há cerca de dois anos ele oferece cavalgadas turísticas, em que o turista sai – junto com instrutores e outros visitantes – para um passeio ‘na mata’. Como normalmente grupos fecham um horário, o trajeto pode ser combinado de acordo com o que eles preferem. Neste sábado (23), o trajeto é fixo.

A ‘Queima do Alho’ surgiu em Barretos, interior de São Paulo, quando os peões boiadeiros iam em comitiva para a cidade, discutindo quem faria a comida quando chegassem lá. Ainda durante a cavalgada, eles já descascavam o alho e colocavam na conserva de gordura animal.

Atualmente, acontece na cidade o ‘Concurso da Queima do Alho’, em que o melhor prato é escolhido por alguns jurados.
Imprimir