Imprimir

Notícias / Música

Artistas se articulam para ajudar músico Karuro Raes que corre risco de vida na UTI

Da Redação - Lidiane Barros

Há doze dias o conhecido músico Karuro Raes tem travado uma batalha pela vida. No dia 21 de junho ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou por drenagem, cirurgia e permanece em estado grave na UTI. Karuro é verdadeiro patrimônio da noite cuiabana. Acompanhado por seu violão já passou por quase todos os bares e restaurantes da Capital onde há espaço para música ao vivo.

Tribunal determina que Matogrosso & Mathias reconheça vínculo empregatício de guitarrista

O fato inesperado que o mantém internado em hospital particular reacende a discussão entre os artistas, pois as leis trabalhistas não os alcançam. Poucos músicos conseguem a proeza de conseguir trabalhar com carteira assinada, mas a maioria tem que se virar como pode, não tem recolhimento de FGTS e consequentemente, não possuem perspectivas no futuro por não contar com aposentadoria.

Foi por isso que a organização do Sarau das Artes Free que ocorre nesta terça-feira (2),  na Praça da Mandioca optou por homenagear a trajetória do músico, reverter parte da renda para os custos com o tratamento dele e de quebra discutir um problema que é muito comum entre os artistas.

“Ficamos comovidos, mas como o sarau é palco de debates, optamos por politizar o assunto. Artistas não tem previdência específica para a Cultura. Muitas propostas já surgiram, mas nada evoluiu. É preciso reacender o debate”.
Toda iniciativa é bem-vinda, como garante a esposa de Karuro, Nara Raes.

Ela narra que os dois estavam juntos no dia 21, uma sexta-feira, quando então, ele partiu para montar o som em uma casa que ia se apresentar, mas lá, passou mal e logo voltou para casa. “De frente ao portão chamou a mãe e por lá já caiu. Foi para a UTI em estado gravíssimo, fez uma drenagem porque já estava com hidroencefalia e uma cirurgia para retirar o hematoma”.

Segundo os médicos, o derrame atingiu três partes do cérebro e ocorreu devido a uma má formação da veia que estourou. “Depois da cirurgia a pressão craniana aumentou e o estado piorou, porém, ontem (1.07) recebemos a notícia de que a pressão vem diminuindo e as chances dele aumentam”. Se continuar assim, em três dias os médicos devem começar a retirar a sedação.

Os amigos têm se organizado desde então para auxiliar a família com as despesas do hospital. Além do sarau, onde vão ser leiloadas peças e o “chapéu” vai correr, o Spa Flor D´Água também aderiu a causa e está rifando sete diárias. Mais informações pelo telefone 9973-4666.
Imprimir