Imprimir

Notícias / Carreira

Aprenda a dizer não para o(a) chefe, sem dizer não

Catraca Livre

A Coach Executiva Renata Lopes dá dicas de como dizer não pra chefia sem se prejudicar:

Por mais que pareça difícil de acreditar, saber falar não pode ajudar e muito na sua trajetória profissional (leia mais aqui). Afinal um bom gestor precisa ser desafiado também. Mas se sempre todos dizem sim a ele, como ele poderá ser um gestor criativo e inovador? Foi com essa pergunta em mente que comecei a pensar nas maneiras de dizer NÃO. O que confesso já foi complicado para mim um dia.

Lógico que é um processo difícil. Se fosse fácil provavelmente ninguém estaria aqui lendo essas dicas, inclusive você. Usar a assertividade e a boa educação serão fundamentais para que você consiga dizer não sem ficar em má situação, seja com o seu gestor, clientes e/ou colegas de trabalho.

Como gerente de projetos, já me deparei com pedidos extras não previstos em contrato e, nesse caso, para dizer não é preciso mostrar os riscos envolvidos ao desrespeitar o documento. Isso porque pedidos pequenos e que perecem simples de serem tratados podem demandar muito mais tempo do que o inicialmente previsto, ocasionando um atraso de cronograma. O foco sempre deve se concentrar no que é importante para a entrega do escopo, no prazo e com a qualidade acordados. Se o cliente exigir, então registre a mudança de escopo e requeira a assinatura dos envolvidos.

Assumir um contrato ou cargo que não te interessa pode trazer prejuízos se você o fizer apenas para não ficar chato com seu superior. Se não faz parte do seu perfil e não está alinhado ao seu plano de carreira, então, diga não, agradeça a oportunidade, mas siga seu plano de desenvolvimento. Numa empresa, muitas vezes, um caminho que parece natural para o gestor pode não ser o que o funcionário deseja. Um conhecido meu foi convidado a ocupar um cargo de liderança, mas preferiu ser apenas parte da equipe. Segue feliz até hoje na mesma empresa, fazendo o que sabe melhor, mas não o peça para liderar o grupo.

Continue lendo aqui: Diga não para o seu chefe, sem dizer não
Imprimir