Imprimir

Notícias / Carreira

Três estudantes de MT são finalistas em concurso da embaixada americana que dá intercâmbio para os EUA

Da Redação - Isabela Mercuri

Os próximos ‘Jovens Embaixadores’ do Brasil podem ser de Mato Grosso. Isso porque três estudantes do interior do estado estão na final do programa, que leva 50 estudantes da rede pública de todo o país para fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Leia mais:

Estudante de Lucas do Rio Verde embarca para os EUA como Jovem Embaixador

Mato Grosso já foi representado, no início do ano, por um estudante de Lucas do Rio Verde, e agora quem está na disputa por uma vaga são Guilherme Rocha e Sebastian Silva, da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder, Vitória Marques, da EE São José do Rio Claro, no município de São José do Rio Claro e Daniela Marina da Silva Ananias, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Se forem selecionados no próximo dia 13 de outubro, os estudantes viajam para os Estados Unidos em janeiro de 2017, visitam a capital do país, Washington, e depois são divididos em grupos e viajam para estados diferentes, onde se hospedam na casa de famílias americanas, assistem a aulas e participam de atividades de responsabilidade social e empreendedorismo.

De acordo com a assessoria, outros três estudantes selecionados irão para o English Immersion USA Program – EIP/2016, uma imersão na Casa Thomas Jefferson, da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, no mês de agosto de 2017.
Para conseguir a vaga e ser selecionado, no entanto, é preciso ter bom desempenho escolar, domínio de inglês, boas relações em sua escola e comunidade, já ter realizado trabalho voluntário por, no mínimo, um ano e nunca ter viajado aos Estados Unidos. Capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade também são características avaliadas.

Para chegar à final os jovens passaram por três fases de seleção, duas de proficiência na língua estrangeira e uma visita social. Ao todo, 13 estudantes - oito de escolas estaduais e seis dos institutos federais de educação de Mato Grosso -, participaram das duas primeiras seletivas, sendo uma prova escrita e uma oral de inglês.

Edinaldo Gomes de Sousa, secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), afirma que o programa é importante para o desenvolvimento da aprendizagem e do protagonismo juvenil: “A iniciativa busca ainda valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e para a comunidade”, frisa.
Imprimir