Imprimir

Notícias / Artes visuais

Não existe nada de óbvio no erotismo das imagens de Noritoshi Hirakawa

Hypeness

O corpo humano e o erotismo são provavelmente os dois universos mais explorados por fotógrafos em seus trabalhos mundo a fora. Há de se entender: pouca coisa é tão fascinante, instigante e literalmente excitante como nossos próprios corpos. Mas justamente diante de tanta exposição, conseguir fugir do lugar comum na hora de realizar registros eróticos não é tarefa simples – e é esse o grande propósito do trabalho do artista japonês Noritoshi Hirakawa.

Sem perder o calor da intimidade e a vibração que só a sugestão erótica alcança, seu trabalho pretende desafiar os pontos de vista dominantes no que diz respeito à sexualidade e a relação erótica entre as pessoas – como por exemplo a ideia de que o desejo masculino sempre terá de possuir um sentido explorador e opressivo atávico, em sua relação com o corpo feminino. O artista atua entre a fotografia, o cinema e a performance.

Para a Hirakawa, os desejos podem possuir forças e impactos iguais, e a arte é justamente um dos caminhos mais férteis para se questionar e ampliar nossa cultura – usando a câmera como “uma ótima desculpa para conectar os desejos dos homens e das mulheres”.

© fotos: Noritoshi Hirakawa

Imprimir