Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Grupo Comédia Ao Vivo lança stand-up em inglês

Estadão

O bordão "imagina na Copa" fez o grupo Comédia ao Vivo refletir. Não para fazer mais piadas sobre as previsões pessimistas que tomam conta das redes sociais. A ideia é aproveitar a vinda de turistas ao Brasil, motivada pelos eventos esportivos, e atender a este público com um show falado inteiramente em inglês. "Tem muito gringo na cidade e são raras as opções de entretenimento", diz Maurício Meirelles, conhecido por suas reportagens no "CQC". "E também abre uma porta para divulgarmos nosso trabalho em outros países".

Explorar o mercado americano é o principal foco - por que não dizer "sonho"? - do grupo. A apresentação desta sexta-feira, 05, é tratada com caráter experimental, mas as expectativas seguem o caminho inverso. "Faço stand-up no Brasil há uns sete anos e sempre quis me apresentar nos Estados Unidos, até mesmo para me testar em relação aos meus ídolos. Ali é o berço do gênero", explica Fabio Rabin. "Vamos colocar os vídeos na internet. Será uma maneira de nos mostrarmos ao mundo."

Um aviso importante: o grupo sequer cogitou a possibilidade de tradução simultânea. Mas isso não é um empecilho para assistir, até porque alguns dos atores sequer fazem ideia do que estarão falando em cima do palco. "As pessoas nem precisam rir. Se me entenderem já ficarei muito feliz", diz Diogo Portugal, que também dá plantão no talk show de Luciana Gimenez, na RedeTV!. "Meu inglês está muito enferrujado. Vou pedir ajuda à minha chefe para traduzir minhas falas."

Além do cuidado com o texto, a maior preocupação são os temas abordados pelos atores. "Não adianta fazer piada sobre situações ou locais que só quem vive em São Paulo entende. Estamos seguindo por temas mais globais, para que os gringos e os brasileiros deem risada das mesmas coisas", comenta Meirelles. "Enquanto traduzia meu roteiro, escrevi big shoes para me referir a sapatão. Fica engraçado, mas um espectador americano jamais entenderia", acrescenta Rabin.

Embora o show leve no título o nome do grupo, atores de outros coletivos de comédia se interessaram pela ideia e farão participações especiais, como o caso de Fernando Muylaert, Patrick Maya e Marcelo Adnet, convidado especial para o show. "Ele (Adnet) já fez stand-up fora do País quando trabalhava na MTV. Tem experiência, fala inglês muito bem e tem um humor bastante interessante. Vai dar uma força para o nosso grupo", comenta Diogo.
Imprimir